Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 30 de Junho de 2014 @ 07:53

Curiosidade: “Dobradinha” em São Paulo veio após seis anos da “retomada popular” da Band FM

São Paulo – Em junho a Band FM chegou a marca de seis anos após a última grande reformulação artística de seu projeto

Publicidade

Nas últimas três semanas o mercado de rádio de São Paulo acompanhou alguns destaques relacionados à “dobradinha” alcançada pelas rádios populares do Grupo Bandeirantes de Comunicação na medição da audiência comercial (Instituto Ibope, 06h-19h, segunda à sexta-feira, março a maio/2014). Esse importante resultado foi alcançado pelas rádios Nativa FM 95.3 e Band FM 96.1 foi apontado na pesquisa divulgada no início de junho, mês que também marca o “aniversário” de seis anos do atual projeto artístico da nova vice-líder no ranking comercial. Em 2008 a Band FM de São Paulo foi reposicionada como emissora popular/eclética, após uma breve passagem pelo chamado “segmento jovem/pop” ou “top 40”. Acompanhe:

Desde junho de 2008 a Band FM vem executando uma linha de programação mais eclética, sendo identificada como rádio “popular” pelo mercado radiofônico. Ao longo desses seis anos foram realizadas vários investimentos e modificações pontuais em seu perfil, trajetória que possibilitaram que a 96.1 FM alcançasse a posição que ocupa hoje no mercado da capital paulista (vice-líder no ranking comercial de audiência e liderança no alcance máximo – saiba mais). No segundo ano dessa “retomada popular” a Band FM já figurava entre as FMs mais sintonizadas da Grande São Paulo, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Ibope. Essa trajetória também envolveu uma reformulação em seu logotipo, ocorrida no final de 2012.

O resultado atual é expressivo e coloca a Band FM na disputa direta pela primeira colocação geral da audiência de São Paulo e região metropolitana, situação defendida pela sua “irmã de grupo”, a Nativa FM. Porém o crescimento da Band FM não foi isolado: a própria Nativa FM também apresentou investimentos em seu projeto, movimentação que posicionou a 95.3 FM na liderança geral de filtros importantes da pesquisa realizada pelo Instituto Ibope (destaque alcançado no início desse ano). Também nesse período o mercado de São Paulo tem como destaque na briga por posições a trajetória da Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes, rádio que chegou a ser dona da primeira colocação entre 2012 e 2014.

Esse desempenho da Band FM em São Paulo também favoreceu a sua rede nacional. O crescimento visto na matriz também foi identificado nos trabalhos de várias afiliadas da Band FM em diferentes regiões do país. Alguns dos destaques mais recentes foram vistos nas medições de audiência de Campinas e Sorocaba, com a Band FM entre as primeiras colocadas em períodos importantes de pesquisas realizadas pelo Instituto Ibope. O resultado positivo em São Paulo também promoveu a expansão da rede: o Grupo Bandeirantes implantou rádios como Band FM 106.7 de Campinas e Band FM 96.7 de Ribeirão Preto (inaugurações ocorridas no primeiro semestre de 2013) e as estréias de várias afiliadas na rede entre 2011 e 2013.

Band FM antes da “retomada”

Em 2007 a Band FM passou por um processo de mudança de gênero feito em várias etapas, planejamento adotado apenas pela 96.1 FM de São Paulo. A rede nacional da Band FM foi blindada dessa tentativa de posicionar a emissora no mercado de rádio jovem, mantendo as afiliadas no chamado “segmento popular/eclético”. Já a FM de São Paulo se “aventurou” no segmento jovem paulistano, porém a mudança no perfil da rádio a colocou atrás de suas novas concorrentes, rádios como Mix FM 106.3, 89 FM 89.1 (hoje também atua com outro perfil), Jovem Pan FM 100.9, Metropolitana FM 98.5 e Transamérica FM 100.1.

A forte concorrência no segmento jovem/pop de São Paulo fez com que a Band FM enfrentasse mais um processo de reposicionamento da estação no mercado paulistano, fato ocorrido em junho de 2008. Na ocasião a 96.1 FM não teve uma mudança gradual de “jovem” para “popular” como a ocorrida em 2007 quando fez o processo inverso. A mudança foi imediata e emergencial, na tentativa de resgatar parte da audiência que posicionava a rádio nas primeiras colocações em medições do Instituto Ibope feitas antes de 2007.

Hoje a situação é diferente: o desempenho da Band FM (e também da Nativa FM) é alvo de campanhas institucionais do Grupo Bandeirantes (clique aqui e saiba mais).

Grande São Paulo – Ouça e veja o alcance da Band FM e de outras rádios nessa área paulista: clique aqui

Rede Band FM – Ouça e veja a lista completa de emissoras da Band FM: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Band FM, programação, popular, São Paulo, Ibope

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.