Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Julho de 2014 @ 15:06

Curiosidade: “Forasteiras” de transmissão estão entre as lideres em São Paulo e no Rio

São Paulo – Sinais “periféricos” não limitam o desempenho de audiência de rádios como Melodia e Transcontinental

Publicidade

O Tudo Rádio levanta mais uma curiosidade para os radionautas que acompanham diariamente a redação do portal. Os mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro contam com emissoras “forasteiras” entre as lideres de audiência, ranking medido mensalmente pelo Instituto Ibope. Tratam-se de rádios que possuem os seus sistemas irradiantes localizados fora do principal município alvo dessas estações. Topografia, porte técnico, perfil da estação e o desenho a urbanização das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro são itens que auxiliam essas “forasteiras” em seus desempenhos de destaque em medições de audiência. Acompanhe:

Em março passado o Rio de Janeiro viu uma situação inédita em seu mercado: uma emissora com sistema irradiante fora da capital fluminense assumiu a liderança geral dos principais períodos da medição de audiência realizada pelo Instituto Ibope. A Rádio Melodia FM 97.5, estação que nos últimos anos já disputava as primeiras colocações gerais de audiência, pulou para o primeiro lugar e tem ampliado a distância para as demais concorrentes. A 97.5 FM é uma estação que possui seu sistema irradiante localizado na região serrana do estado fluminense, estando localizada no município de Petrópolis. Essa situação é aliada ao projeto veiculado pela rádio, topografia e porte técnico, conferindo uma ampla cobertura na Grande Rio (em especial na Baixada Fluminense, onde a rádio já ocupava a preferência da audiência local).

Já em São Paulo a atual líder geral (Nativa FM 95.3) possui seu sistema irradiante instalado na região da Avenida Paulista, estando fora da lista de “forasteiras” que possuem desempenhos de destaque em metrópoles brasileiras. O principal exemplo desse cenário em São Paulo é observado na operação da Transcontinental FM 104.7, emissora popular sediada em Mogi das Cruzes que ocupou a liderança geral de audiência na Grande São Paulo entre 2012 e início de 2014 (dados do Instituto Ibope). A 104.7 FM está com a sua estrutura localizada em Mogi das Cruzes, numa serra cima dos 1000 metros de altitude. Essa condição técnica aliada ao desenho da população da Grande São Paulo e ao seu perfil artístico conferem posições de destaque para a Transcontinental no ranking de audiência, rádio que ocupa hoje a vice-liderança em períodos importantes da medição.

Distância relativa

Apesar de estarem fora dos centros dos principais mercados que buscam, essas emissoras não estão distantes de pontos estratégicos para as suas operações. A Transcontinental possui um desempenho de destaque na audiência da famosa Zona Leste de São Paulo, área próxima ao seu ponto de transmissão (Mogi das Cruzes). Essa região da capital é a mais populosa da cidade e faz fronteira ao segundo município mais populoso da região metropolitana: Guarulhos. A propagação de sinal e a forma que a Transcontinental atua nessas regiões acabam interferindo no desempenho da rádio no ranking geral.

No Rio a situação é parecida: a Melodia não está distante da grande concentração populacional da Grande Rio. A Baixada Fluminense abriga uma parcela significativa da população dessa importante área metropolitana, com destaque para municípios como Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. Porém o Rio de Janeiro é peso determinante nessa questão: a zona oeste, área de grande população da capital fluminense, está próxima dessa área que possuí forte penetração da Melodia FM e abriga cerca de 3 milhões de habitantes.

É importante lembrar que as demais emissoras instaladas nesses centros também cobrem as áreas citadas na matéria e possuem desempenhos de audiência significativos nessas regiões. Mais forasteiras

Em São Paulo o mercado também observa o desempenho expressivo da 105 FM 105.1, emissora sediada em Jundiaí (sistema irradiante na Serra do Japi). A rádio popular tem ocupado a liderança de audiência em transmissões esportivas (futebol) do FM na Grande São Paulo, além de estar entre as 10 primeiras colocadas nos principais períodos da medição realizada pelo Instituto Ibope. A 105 FM também disputa as primeiras colocações do mercado de Campinas (interior paulista).

No Paraná o exemplo de “cobertura de sinal periférica” fica com a Massa FM 97.7, atual líder geral de audiência em Curitiba e região metropolitana (dados do Instituto Ibope). O sinal da FM parte de Campo Largo, porém seus estúdios estão localizados na capital paranaense. Já em Goiás a rádio Positiva FM 98.9 (terceiro lugar geral em audiência na Grande Goiânia) também é exemplo de transmissões vindas de fora de um grande centro.

Localizações

Rádio Melodia FM 97.5
Foco: Grande Rio de Janeiro e região serrana
Local de transmissão: Morro do Morin – Petrópolis (RJ)
Cobertura: clique aqui para ver e ouvir

Transcontinental FM 104.7
Foco: Grande São Paulo e Vale do Paraíba
Local de transmissão: Serra do Itapeti – Mogi das Cruzes (SP)
Cobertura: clique aqui para ver e ouvir

105 FM 105.1
Foco: Grande São Paulo, Grande Campinas e região de Sorocaba
Local de transmissão: Serra do Japi – Jundiaí (SP)
Cobertura: clique aqui para ver e ouvir

Massa FM 97.7
Foco: Grande Curitiba
Local de transmissão: Campo Largo (PR)
Cobertura: clique aqui para ver e ouvir

Positiva FM 98.9
Foco: Grande Goiânia
Local de transmissão: Nerópolis (GO)
Cobertura: clique aqui para ver e ouvir


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Curiosidade, sinais, cobertura, FM, São Paulo, Rio de Janeiro, Rádio Melodia, Transcontinental, 105

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.