Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 19 de Agosto de 2014 @ 07:46

Já começou! Horário político já está presente na grade do rádio brasileiro

Brasília – Processo foi iniciado hoje as 07h00 e contará com duas inserções de 50 minutos de segunda à sábado

Publicidade

Já está no ar! Até o fechamento dessa matéria (às 07h46) a primeira transmissão do horário político obrigatório estava no ar com a transmissão das campanhas para candidatos à Presidência da República, Senado e deputados federais. São 50 minutos por inserções, sendo duas por dia de segunda a sábado. E isso irá ao ar até o dia 2 de outubro, quando será encerrado o primeiro turno do período eleitoral. E o rádio é obrigado a transmitir os programas políticos das 07h00 às 07h50 e também das 12h00 às 12h50, faixas que abrangem parte do período nobre de audiência do veículo. Já a aceitação desse modelo perante a audiência divide opiniões no setor de comunicação e também entre os ouvintes. Acompanhe:

O processo eleitoral tem o rádio como um meio importante na disseminação das campanhas dos candidatos aos cargos públicos que estarão em jogo em outubro. Cada coligação é responsável por seus programas, sendo que o tempo de cada candidato/partido varia conforme o tamanho das coligações. O papel das emissoras é garantir a execução desses dois horários que totalizam 50 minutos cada, com emissoras geradoras para cada região do país. Nas últimas semanas o Tudo Rádio informou detalhes sobre as estações de rádios que foram escolhidas como geradoras da propaganda política, os períodos que atuarão e distribuir esse sinal para as demais emissoras de sua área de cobertura.

A situação é complexa: o rádio tem a obrigação de garantir a transmissão dos programas eleitorais, ou pelo menos informar a presença de uma faixa de tempo para uma determinada coligação (em caso de ausência do material de campanha). O Tudo Rádio conversou recentemente com Rodolfo Moura, sócio na empresa Moura e Ribeiro Advogados Associados e ex-diretor de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, profissional que explicou o papel do rádio nesse processo, as punições e como deverá ser a cobertura jornalística nesse período. A Justiça Eleitoral já divulgou quais serão as punições (valores) para eventuais problemas que ocorram durante esse período eleitoral, em especial a propaganda partidária obrigatória. Saiba mais sobre esse assunto clicando aqui.

E a audiência?

Já sobre a audiência o tema não possui um consenso. Emissoras como a Jovem Pan AM 620 de São Paulo realizaram enquetes simples sobre o comportamento dos ouvintes perante a propaganda eleitoral obrigatória e a resposta mais comum foi o desinteresse do público perante esse modelo de campanha política. Historicamente o rádio e a televisão (que também iniciará hoje a propaganda eleitoral obrigatória a partir das 13h00) perdem audiência durante esse processo, recuperando seus números apenas a partir de novembro. O meio também possui uma expectativa de crescimento no interesse nos conteúdos via internet e TV por assinatura (não inclusos nesse sistema de propaganda política), sendo que os canais da televisão fechada já criaram campanhas que informam a ausência da propaganda política em suas grades de programação.

O rádio via internet também não deverá participar desse processo. Já nas últimas eleições as emissoras separaram as programações do FM e AM em relação à internet, executando a propaganda eleitoral obrigatória via ondas radiofônicas e uma grade alternativa (características ao perfis das rádios) no áudio via internet.

O Tudo Rádio criou ontem (18) uma enquete sobre esse comportamento da audiência perante o horário eleitoral no rádio. Clique aqui para participar.

Divisão dos programas eleitorais

A propaganda eleitoral obrigatória transmitirá os programas dos candidatos à presidência e deputados federias às terças, quintas e sábados. Já os programas para os candidatos aos cargos de governador, deputados estaduais e senador serão transmitidos às segundas, quartas e sextas. Isso sempre das 07h00 às 07h50 e das 12h00 às 12h50. No domingo o rádio seguirá com sua programação sem interrupções.

Na internet

Clique aqui para continuar ouvindo as emissoras brasileiras através do seu celular ou pelo computador.

Tags: Horário político, eleitoral, período, detalhes, rádio, internet, FM, AM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.