A Alpha FM 101.7 de São Paulo destinou uma área de seu site para homenagear os jornalistas da revista francesa "Charlie Hebdo", mortos por dois homens nesta quarta-feira, dia 7. Emissoras de todo o mundo prestaram homenagens aos jornalistas, inclusive rádios de Paris, que ficaram um minuto fora do ar.
De acordo com François Mollins, procurador-geral da República, os dois atiradores invadiram o prédio da revista, rendendo dois funcionários de manutenção, que foram assassinados em seguida. Na sequência, eles invadiram uma reunião, que ocorria no segundo andar do prédio, e abriram fogo. Mais dez pessoas foram mortas, entre elas um convidado e um policial que fazia a segurança do local.
Uma sobrevivente, a cartunista Corinne "Coco" Rey, disse ao jornal "L'Humanité" que foi obrigada por dois homens a deixá-los entrar no prédio, e que eles falavam "francês perfeito". Os dois atiradores estavam encapuzados e usavam fuzis quando invadiram o prédio da "Charlie Hebdo", que fica no 11º distrito da capital francesa, por volta de 11h30 no horário local (8h30 em Brasília). Na fuga, eles trocaram tiros com policiais em carros que chegavam ao local, segundo testemunhas.
No espaço reservado pela Alpha FM, estão os nomes dos jornalistas e outras pessoas que também foram mortas na ação terrorista. Na “home” do site, uma mensagem que serve de manifestação “Je Suis, Charlie”.
Em Paris, as rádios do Grupo Renascença Comunicação Multimédia (Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim) associaram-se ao minuto de silêncio que foi observado às 12h00 desta quarta-feira em França e prestaram a sua solidariedade. Na Renascença e na Rádio Sim foram lidos os nomes das vítimas, enquanto a RFM cumpriu um momento de silêncio “em homenagem às vítimas e em defesa da liberdade”.
Na Mega Hits, foram lembradas as palavras do antigo diretor do "Charlie Hebdo": "O terror não deve impedir a alegria de viver e a democracia". Em Paris, só os sinos da Catedral de Notre-Dame interromperam o minuto de silêncio. Os meios de transportes públicos pararam e os vários serviços públicos do país foram convidados a prestar a sua homenagem.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Alpha FM, atentado, homenagem, Paris, São Paulo