O radialista e produtor Henrique do Valle concedeu entrevista ao portal Tudo Rádio nesta semana. O profissional de rádio tem passagem por várias emissoras importantes do país e hoje é representante no Brasil da produtora americana Reel World, conhecida mundialmente pelo conteúdo de diversas rádios no mundo todo. Na entrevista, Henrique do Valle ressaltou a importância do conteúdo nas emissoras brasileiras, além da importância da internet para o rádio. O radialista também compara o rádio brasileiro com o norte-americano e conta como está a situação do setor nos Estados Unidos.
O produtor destacou a diferença entre as rádios brasileiras e as americanas, enfatizando, principalmente, o investimento que é feito nas emissoras dos Estados Unidos. “As rádios americanas gastam uma fortuna na plástica e no material humano. Os locutores quando entram no ar, têm que estar preparados. Eles pesquisam e estudam sobre tudo que está acontecendo no mundo, não só no que gira no mundo da música, mas o que acontece na política, economia, etc. O locutor tem que estar preparado. Essa história de deixar a rádio no automático e ficar no Facebook o dia inteiro, anunciando e "desanunciando" músicas, não existe. Ele vem para a emissora para trabalhar mesmo. Durante a minha visita a várias rádios no Brasil, observei isso infelizmente”, comentou.
Segundo o radialista, que também produz e apresenta o programa Music Nation, o ouvinte está mais antenado às notícias, por isso, é importante que as emissoras tenham mais conteúdo em suas programações. “Como hoje as pessoas têm acesso as informações muito rápido, o meu trabalho é procurar dar o máximo em conteúdo as emissoras. Por isso, além do programa eu distribuo também os ‘Minutos Music Nation’ um pacote semanal de pílulas de entretenimento, curiosidades e tecnologia que são inseridas durante a programação musical”, frisou.
Além disso, Henrique do Valle também acredita que a internet não vai acabar com o rádio, porém, as emissoras devem saber trabalhar em conjunto com a rede mundial de computadores. “A emissora no AM ou FM, todas elas estão de uma certa forma se integrando à internet criando um pacote completo. Essa história que a internet vai derrubar o rádio é papo furado. Existe sim uma integração entre internet + Rádio (AM e FM)”, afirmou.
Além das produções, Henrique do Valle também ministra palestras. Recentemente, o radialista foi convidado pelo presidente da Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp), Rodrigo Neves, para ministrar palestra em evento realizado pela entidade no ano passado. “Basicamente, a diferença que existe entre as rádios “terrestres” e as rádios e serviços na web, é o que vem entre as músicas. Hoje em dia, os jovens têm acesso as músicas através da Internet, mídia social, e os serviços de streaming de músicas como Pandora e Spotify.”
O produtor é o primeiro convidado do ano para o ciclo de bate-papo sobre rádio do Tudo Cursos (
www.tudocursos.com.br). A iniciativa está programada para o dia 26 de fevereiro, a partir das 17 horas e terá inscrição gratuita. Em breve, o Tudo Rádio vai divulgar os detalhes do ciclo de 2015.
Tags:
Rádio, entrevista, Henrique do Valle, Tudo Rádio