A redação do Tudo Rádio entrevistou na manhã desta sexta-feira (27) o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero. O tema principal da conversa foi a migração das AMs para o dial FM, assunto que foi abordado durante o encontro de representantes das associações estaduais com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, nesta semana.
A comitiva formada pelos presidentes das associações estaduais de radiodifusão tratou, principalmente, da migração das rádios AMs. Slaviero ressaltou que o encontro foi positivo e que, além do ministro, participaram também o secretário-executivo do ministério, Luiz Azevedo, e também o futuro secretário de Comunicação de Massa, Emiliano José. O tema inicial do encontro foi a definição do valor do preço da migração. “O primeiro assunto foi a definição do preço da migração das AMs para o FM. Ele não estimou quando o TCU vai divulgar os valores. Mas ele disse que, na próxima semana, estará no exterior para um encontro sobre telecomunicações, e que na outra semana, ou seja, a partir do dia 9, está na agenda dele uma visita ao TCU”, comentou.
Slaviero também ressaltou o avanço que o processo de migração está tendo. Segundo o presidente da Abert, provavelmente em 90 dias, as primeiras rádios AMs já estarão operando no dial FM. " A expectativa é que, até o final de abril ou começo de maio, algumas rádios já possam operar em FM. A Anatel fez o plano de canalização para Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Todos os municípios, exceto regiões metropolitanas de Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, João Pessoa, Recife e Belém, poderão migrar para a faixa atual de FM”, frisou.
Daniel Slaviero também falou sobre a campanha Mobilize-se, realizada pela Abert, para a valorização do rádio e a intensificação do uso de aparelhos celulares como receptores para FM. “Nós estamos entendendo como uma grande iniciativa para que o rádio migre para a plataforma digital da internet. Estamos tendo uma mudança no hábito da recepção de rádio por parte da população. Cerca de 85% dos aparelhos de celular já contam com receptor. A meta agora é nos celulares mais caros, nos smartphones como o iPhone. Nossa meta é atingir 100% dos aparelhos com o chip de receptor FM embutido”, afirmou.
Confira a entrevista com o presidente da Abert, Daniel Slaviero, na íntegra,
clicando aqui.
Tags:
Rádio, entrevista, Abert, Daniel Slaviero, Mobilize-se