Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 24 de Março de 2015 @ 07:47

Panorama: Cidade e Rádio Alegria avançam em Porto Alegre. 104 FM segue no topo

Porto Alegre – Disputa entre Eldorado FM e Rádio Gaúcha é definida nos detalhes. Diferença entre Atlântida e Mix diminuí

Publicidade

O mercado de rádio em Porto Alegre e região metropolitana segue movimentado. Durante a primeira quinzena de março o mercado local acompanhou a divulgação de mais um panorama da audiência FM. Na comparação com o resultado anterior (que foi reprocessado – saiba mais) o meio FM viu um recuo em sua média de ouvintes por minuto, tendência acompanhada também em outras praças (provavelmente motivada pelo período de férias e carnaval). Os dados foram obtidos através de cruzamentos de informações enviadas às agências de comunicação e emissoras participantes, sendo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Acompanhe (05h-00h, todos os dias e locais, dezembro/2014 a fevereiro/2015):

O topo dos principais períodos da medição de audiência realizada pelo Instituto Ibope segue nas mãos da 104 FM 104.1, emissora que também mantém uma vantagem segura em relação às demais participantes do ranking. Porém logo na vice-liderança geral Porto Alegre vê uma disputa acirrada: a Eldorado FM 97.5 aparece à frente da Rádio Gaúcha FM 93.7, porém a distância entre as duas emissoras é inferior a 1 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h/todos os dias e locais. Isso torna imprevisível a disputa pela vice-liderança, com destaque para os avanços recentes obtidos pela Rádio Gaúcha no ranking FM.

O meio FM de Porto Alegre tem dois novos destaques: a Cidade FM 92.1 voltou a melhorar a sua marca de audiência e se isola na quarta colocação geral, sendo a FM que mais avançou no período 05h-00h/todos os dias e locais entre as 10 primeiras colocadas. Isso defende a Cidade FM perante a sua irmã de grupo, a Atlântida FM 94.3, líder no segmento jovem/pop e que aparece em quinto geral. Outra novidade é o forte avanço visto nos números da Rádio Alegria FM 92.9, emissora sediada em Novo Hamburgo que crava uma de suas melhores colocações na Grande Porto Alegre, agora ocupando a sexta colocação geral no 05h-00h/todos os dias e locais.

Em sétimo está a Mix FM 107.1, emissora voltada ao segmento jovem que começa a se destacar na medição hora-a-hora, superando sua concorrente direta em pelo menos 10 faixas horárias diárias (das 11h às 11h59; das 15h às 16h59; das 19h às 01h59), além de aparecer pela primeira vez a frente da Continental FM 98.3 no ranking 05h-00h/todos os dias e locais (emissora que segue isolada na liderança do segmento adulto-contemporâneo). Logo na sequência as rádios Antena 1 FM 89.3 e Itapema FM 102.3 fecham o “top 10” da audiência FM da Grande Porto Alegre (05h-00h, todos os dias e locais)

Porto Alegre também viu uma ligeira melhora no índice da Rádio Grenal FM 95.9, sendo um dos melhores resultados obtidos pela FM desde a sua estréia na atual sintonia (ocorrida em novembro de 2013). A BandNews FM 99.3 foi outra estação que obteve uma variação positiva de destaque em sua média de ouvintes por minuto, esboçando acompanhar o bom momento vivido pela marca em outras praças brasileiras.

O ranking FM da Grande Porto Alegre conta com 20 participantes. Outro detalhe curioso é que o item “Outras FMs” possuí uma audiência expressiva, podendo resolver qualquer disputa por audiência existente entre concorrentes diretas. Já o volume de pessoas que responderam que “Não sabem ou não lembram” também pode mudar vários cenários de concorrência em Porto Alegre, exceto a liderança da 104 FM.

Clique aqui e saiba mais sobre o “Novo Critério Brasil”.

> Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Porto Alegre e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.