Quarta-Feira, 22 de Abril de 2015 @ 15:00
Belo Horizonte – Mercado oscila negativamente na comparação com o resultado anterior, mas poucas mudanças são vistas no ranking geral
Após várias altas seguidas o meio FM da Grande Belo Horizonte acompanhou a tendência de queda vista em outras praças brasileiras no primeiro trimestre “cheio” de 2015 (janeiro a março). Essa afirmação é baseada nos dados de audiência divulgados na semana passada ao mercado mineiro. Porém poucas posições foram alteradas, mesmo com as oscilações negativas. O ranking foi repassado às agências e emissoras assinantes e o cruzamento desses dados com os seus respectivos destaques você acompanha na sequência (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre janeiro a março de 2015):
Conforme antecipado, a queda do meio FM não resultou em mudanças significativas nas colocações das primeiras colocadas do ranking 05h-00h/todos os dias e locais em Belo Horizonte, com exceção das posições de número seis e sete. No topo está a Rádio Itatiaia FM 95.7, emissora que continua líder isolada nos principais períodos da medição, além de ser a única estação mineira com uma audiência superior a 100 mil ouvintes por minuto no 05h-00h/todos os dias e locais. O atual índice da Rádio Itatiaia segue como uma marca histórica na Grande Belo Horizonte, credenciando a FM como uma das frequências de maior volume de audiência no país (na comparação com rádios de outras praças). BH FM 102.1 segue na vice-liderança geral, acompanhada da Liberdade FM 92.9 que está em terceiro.
A movimentação do ranking providenciou uma novidade entre as primeiras colocadas. A Jovem Pan FM 99.1, líder no segmento jovem/pop, voltou a ocupar a sexta colocação geral no período 05h-00h/todos os dias e locais, mantendo em alta a disputa por colocação com a Nativa FM 103.9, agora em sétimo. À frente estão a líder no segmento gospel/religioso 107 FM 107.5 (em quarto geral) e a líder no adulto-contemporâneo Alvorada FM 94.9 (quinto geral, emissora que praticamente não viu oscilação em seus números na comparação com a pesquisa passada).
Apesar da queda do meio FM nessa pesquisa o rádio mineiro viu melhoras nas médias de rádios importantes. A 98 FM 98.3 apresentou uma breve oscilação positiva no 05h-00h/todos os dias e locais na comparação com o resultado divulgado em março, assegurando a oitava colocação geral. Na sequência o ranking aponta a Rádio Fã FM 91.7 e outras duas emissoras que, assim como a 98 FM, também oscilaram positivamente: a 102,9 FM 102.9 (FM que fecha o “top 10” e obteve o maior avanço absoluto no ranking geral – em números de ouvintes por minuto) e a Transamérica Hits FM 88.7.
A CBN FM 106.1 foi outra estação que apresentou crescimento, registrando atualmente uma de suas melhores marcas em Belo Horizonte. A emissora jornalística está em 13º geral e acirrou a disputa por posição com a Antena 1 FM 105.1.
O ranking da capital mineira aponta a audiência de 17 FMs, mas vale lembrar que a Grande Belo Horizonte conta com mais de vinte sintonias em FM (que possuem os seus números inclusos no universo, porém na categoria “Outras”).
Clique aqui e saiba mais sobre o “Novo Critério Brasil”.
> Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Belo Horizonte e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.