Segunda-Feira, 18 de Maio de 2015 @ 14:53
São Paulo – Rede religiosa anuncia estréia para o próximo dia 25 em 700 AM, encerrando as operações do Grupo Estado na sintonia
Uma notícia importante para o rádio de São Paulo e do Brasil. A Rádio Estadão AM 700 vai encerrar as suas operações a partir do dia 25 de maio, informação confirmada publicamente por sua substituta no dial AM: a rede Nossa Rádio. O acordo foi firmado na semana passada entre as partes envolvidas e vai promover a programação da Nossa Rádio FM 106.9 de São Paulo (transmissão realizada a partir de Mogi das Cruzes) para os 700 AM do Grupo Estado. Já a Rádio Estadão ficará restrita aos 92.9 FM, emissora que já estava passando por reformulações artísticas para renovar a sua linguagem para o dial FM, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio (leia sobre). Acompanhe os detalhes:
A Nossa Rádio FM 106.9 já está anunciando que a sua programação também será promovida para os 700 AM de São Paulo. Isso ampliará a presença da rede no espectro AM, faixa de transmissão que está na expectativa de mudança para o dial FM (saiba mais). A Rede Nossa Rádio conta com sintonias FM e AM em diferentes regiões brasileiras, com destaque para a operação na faixa AM do Rio de Janeiro (em 580 AM). Agora através do porte da 700 AM de São Paulo a programação da Nossa Rádio também será captada no interior paulista e em determinadas localidades do Paraná, principalmente durante o período noturno quando a 700 AM conta com propagação de sinal interestadual.
Já o projeto de rádio jornalística do Grupo Estado está cada vez mais restrito à Grande São Paulo (e também o estado paulista através de sua rede), com mudanças recentes em seu perfil jornalístico e também artístico visando o FM. A emissora nasceu em 27 de março de 2011 quando substituiu a Eldorado FM em 92.9 FM e deverá focar as suas atividades nesse prefixo após a saída do AM. Vale lembrar que o Grupo Estado também mantém outra emissora na Grande São Paulo, a Eldorado FM 107.3 que possuí operação conjunta com a Anhembi Morumbi (Fundação Brasil 2000). A 107.3 FM foi integrada ao Grupo Estado quando a Rádio Estadão foi promovida aos 92.9 FM de São Paulo.
O Grupo Estado não se manifestou oficialmente sobre a saída da Rádio Estadão dos 700 AM. O Grupo Graça do missionário R.R.Soares informa que adquiriu a estação. Em breve mais detalhes sobre a mudança em 700 AM.
Rádio Eldorado no AM
A 700 AM foi inaugurada pelo Grupo Estado em 4 de janeiro de 1958, operando como Rádio Eldorado. Durante muitos anos a marca “Eldorado” foi utilizada pelo Grupo Estado nas sintonias 92.9 FM e 700 AM, porém com grades e perfis distintos. A faixa AM tem a sua operação voltada ao jornalismo, situação que persistiu até a reformulação do projeto para Rádio Estadão, ocorrida em 2011 e que promoveu o conteúdo jornalístico para a a sintonia 92.9 FM. Já a Eldorado FM que operava em 92.9 FM tem seu perfil voltado ao público adulto-contemporâneo, projeto migrado para a sintonia 107.3 FM.
Também é destaque a parceria realizada entre o Grupo Estado e a ESPN Brasil, projeto que permaneceu no dial entre 2006 e 2013. Na primeira fase da parceria o projeto levava o nome de Rádio Eldorado ESPN e na sequência, em 2011, Rádio Estadão ESPN. Entre 2009 e 2011 a 107.3 FM chegou a integrar uma rede com a 700 AM para a transmissão dos jogos do projeto entre o Grupo Estado e a ESPN no dial FM, situação não repetida após a estréia da Rádio Estadão em 92.9 FM.
Grande São Paulo – Veja e ouça a lista de emissoras captadas na Grande SP, incluindo a Rádio Estadão e a Nossa Rádio: clique aqui.
Nossa Rádio – Ouça on-line e veja a lista completa de emissoras da Rede Nossa Rádio: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.