Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015 @ 15:03

Migração das AMs: Regiões de Barretos, Catanduva e São José do Rio Preto contarão com novas FMs no dial "normal"

Barretos – Boa parte das AMs migrantes no estado de São Paulo serão acomodadas na faixa “FM estendido” 

Publicidade

O rádio de São Paulo vai conviver por mais algum tempo com emissoras transmitindo na faixa AM, situação que deve persistir pelo menos nos próximos cinco anos. Isso porque boa parte das AMs que solicitaram a migração para a faixa FM será acomodada para o chamado "FM estendido", ou seja, a faixa de frequência entre 76.1 FM até 87.5 FM que hoje é utilizada pelos canais 5 e 6 da televisão analógica. Cerca de 30% dos canais paulistas serão acomodados no FM "convencional", ou seja, a faixa que vai entre 88.1 FM a 107.9 FM. Destaque para as regiões de São José do Rio Preto, Barretos, Catanduva, Lins e Lorena que contarão com AMs acomodadas no FM "tradicional". Foram 73 estações para a faixa FM normal e 162 para o estendido em São Paulo. 

 

As AMs de São José do Rio Preto serão acomodadas na faixa FM estendida, porém algumas emissoras migrantes de cidades próximas irão para a faixa FM convencional. Com isso será inevitável a captação de "novas FMs" nessa área, com destaque para as AMs migrantes de cidades como Mirassol, Monte Aprazível, Tanabi, entre outras. Próximo dali o FM receberá uma migrante de classe A1 em Votuporanga, frequência 104.1 FM que receberá a atual Rádio Líder AM 830 (sendo a classe de potência mais elevada entre as migrantes paulistas que irão para o FM convencional). 

 

Catanduva e Barretos (cidades com mais de 100 mil habitantes) também receberão Ams no FM convencional. No caso do município barretense a divulgação dos canais confirma a primeira afiliada da recém-criada rede jornalística Jovem Pan News em FM convencional, através da ida da atual Jovem Pan News AM 1140 de Barretos para a sintonia 103.3 FM, com classe A3 de potência (clique aqui e saiba mais sobre essa classificação). Já a Independente AM 1010, afiliada à Rádio Bandeirantes, vai para 93.5 FM. Praças como Lins, Piraju, Paraguaçu Paulista, Promissão, Lorena, Cachoeira Paulista, Ubatuba, entre outras, também receberão migrantes do AM na faixa FM convencional (entre 88.1 e 107.9 FM).

 

Clique aqui e veja a lista completa da consulta pública de canais da migração em São Paulo, divulgada hoje pela Anatel.

 

FM estendido


Tabela de canais atendidos em SP e MG / fonte: Comitê técnico da AESP

 

O dial FM de vários locais não comportam novas emissoras, ou pelo menos o número de estações que virão da faixa AM. Por isso será criado o dial estendido (ou faixa estendida), que vai de 76.1 MHz até 87.5 MHz (hoje as emissoras de rádio em FM utilizam canais entre 88.1 MHz até 107.9 FM). A tendência é de que as AMs que forem para a faixa FM estendida continuem operando nos dois canais de forma simultânea durante um período de no mínimo 5 anos. 

 

O início das transmissões em FM estendido depende do cronograma de desligamento da TV analógica, que tem previsão de inicio no final deste ano (clique aqui e saiba detalhes). Os canais 5 e 6 de televisão utilizam as faixas do FM estendido.

 

Já quem vai migrar para o FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) está aguardando apenas o valor da nova outorga, dados que ainda estão com o TCU (Tribunal de Contas da União). As entidades envolvidas no processo cobram agilidade para a divulgação desses dados (leia sobre clicando aqui).

 

Clique aqui e leia mais sobre o processo de migração das AMs. Veja também o atual dial FM através do Tudo Rádio – clique aqui

Tags: Rádio, migração AM, Minicom, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.