Quinta-Feira, 08 de Outubro de 2015 @ 07:45
São Paulo – Interrupções nos sinais das rádios Vida FM e Top FM não derrubaram a média da audiência FM pra baixo
Uma das preocupações do meio FM da Grande São Paulo não foi confirmada na última medição geral da audiência medida pelo Ibope Media. As interrupções nas transmissões de duas FMs que possuem um grande volume de audiência média não derrubaram os números do meio. Pelo contrário, o rádio de São Paulo apresentou uma leve alta no período 05h-00h (todos os dias e locais) na comparação com a pesquisa passada. A melhora foi possível devido a alta nos índices de audiência de várias participantes da medição, dados com base no trimestre julho a setembro de 2015. Acompanhe os destaques por segmento:
Populares
A liderança geral segue com a Band FM 96.1, emissora que nos últimos resultados não tem visto mudanças significativas em seu universo. A rádio está estável nos principais períodos da medição, com destaque para o 05h-00h (todos os dias e locais). O meio ainda viu o crescimento da média da Transcontinental FM 104.7, atual vice-líder geral na Grande São Paulo. Porém o número obtido pela 104.7 FM gera uma expectativa no meio, já que a rádio poderá sofrer alguma oscilação em seu índice nas próximas medições devido aos problemas técnicos enfrentados pela Transcontinental no início de setembro (a torre da FM foi danificada durante um forte temporal – saiba mais). A Nativa FM 95.3 segue estável em terceiro geral e isolada nessa colocação.
O maior avanço foi visto no índice da Gazeta FM 88.1, reação que lhe rendeu duas posições no período 05h-00h/todos os dias e locais, ocupando agora a quinta colocação geral.
Jovens
A Mix FM 106.3 se destacou novamente na pesquisa. A rádio apresentou uma nova melhora em seus números nos principais períodos da medição (06h-19h/segunda à sexta-feira e 05h-00h/todos os dias). Outra situação que auxiliou a Mix FM foi o recuo de rádios que sofreram com interrupções em seus sinais. Em resumo: a 106.3 FM acabou ganhando uma posição no 05h-00h (todos os dias e locais), aparecendo agora na oitava colocação, além da liderança em seu segmento (jovem/pop).
Também são destaques as melhoras nos índices de rádios como Jovem Pan FM 100.9, Rádio Disney FM 91.3, Transamérica FM 100.1, além da manutenção nos números da Metropolitana FM 98.5 (que segue posicionada no “top 10” do ranking paulistano).
Jornalismo
O segmento viu melhoras nos desempenhos de rádios como CBN FM 90.5 e Rádio Bandeirantes FM 90.9. As duas rádios apresentaram evoluções consistentes nos principais períodos da pesquisa. Dá para considerar que a Jovem Pan FM também contribuiu com a alta deste segmento, já que a 100.9 FM tem transitado por esse gênero de programação em várias faixas horárias.
Avanço no segmento adulto-contemporâneo
A Alpha FM 101.7 segue isolada na liderança neste segmento e a expressiva quarta colocação geral na audiência FM, mas não viu mudanças significativas em seus números. Antena 1 FM 94.7 e NOVABRASIL FM 89.7 melhoraram as suas marcas em São Paulo, além de acirrar a disputa por colocações entre as duas rádios.
Mais avanços
A Feliz FM 92.5 cravou a sua melhor marca desde o início das operações da rádio na Grande São Paulo (projeto iniciado em março de 2014). Recentemente o Tudo Rádio informou a campanha promovida pela rádio, que se considera líder em seu segmento (gospel) devido a ausência da Vida FM 96.5 no dial local (rádio que retornou recentemente – saiba mais). O avanço da Feliz FM também foi acompanhado pela melhora dos números da Rádio Gospel FM 90.1
Interrupções
As interrupções de sinal mencionadas na matéria são relacionadas às operações da Vida FM 96.5 (saiba mais) e Top FM 104.1 (leia sobre).
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.