Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2015 @ 17:17

Aerp provoca rádios a repensarem concorrência no Paraná

Curitiba - Iniciativa já deu certo com as grandes emissoras de Curitiba e agora abre a experiência para rádios de todo o país
 
Publicidade
Uma iniciativa da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) está provocando as rádios do estado a repensar o conceito que têm sobre concorrência. Intitulada Top 10, a ideia é reunir as emissoras em um mesmo ambiente e discutir o mercado de comunicação e as práticas comerciais entre anunciantes e veículos.
 
As maiores emissoras de Curitiba e região metropolitana foram as primeiras a compreender a proposta lançada pela Aerp. Desde 2013, vêm se reunindo periodicamente para tratar sobre economia, hábitos de consumo do ouvinte, desdobramentos da convergência de mídias, participação do rádio no bolo publicitário e muitas ideias para fortalecimento do meio. Somente este ano, já foram realizados três encontros, que tiveram participação sistemática de rádios como 98 FM, BandNews FM, Rádio Banda B, Caiobá FM, Clube FM, Difusora AM, Gospel FM, Lumen FM, Mais AM, Massa FM, Mundo Livre, Ouro Verde, Rádio T, RB2, Rede Fenix, Tradição, Transamerica e Transamerica Light. 
 
Nas reuniões, fica claro que as dificuldades vivenciadas pelas emissoras estão todas interligadas pelo mesmo cenário. Ainda que se leve em consideração as especificidades de cada empresa de radiodifusão, a Top 10 evidencia entre os participantes que o concorrente maior não está na frequência ao lado, e sim nos desafios enfrentados pelo meio rádio. 
 
“Não foi fácil conciliar as diferenças entre as empresas e o histórico desgastado de competição. Mas conseguimos, porque entenderam que precisamos olhar para o futuro. A concorrência não deve estar entre nós; somos companheiros profissionais e compartilhamos o mesmo segmento de mercado. Se esse segmento se fortalece, todo o nosso meio ganha. A filosofia tem que mudar, rápida e drasticamente”, afirma o presidente da Aerp, Márcio Villela.
 
Para o diretor-executivo da Massa FM, Luiz Benite, essa integração com seriedade é um dos grandes diferenciais do rádio. “O rádio é um meio sério e temos que sempre mostrar isso ao nosso ouvinte e ao nosso mercado. Podemos discutir internamente, ter opiniões e segmentos diferentes, mas isso é o que nos faz forte daqui pra fora, pois estamos priorizando que o meio saia forte. O meio é quem tem que ganhar; assim, logicamente, todos ganhamos”, acredita.
 
“No dia-a-dia, a gente compete, mas com profissionalismo, ética e transparência, conseguimos nos integrar para fortalecer o meio e nos defendermos de possíveis abusos do mercado”, diz Juliano Donato, da rádio Mais AM.
 
Durante 2015, a Aerp veio disseminando a ideia pelas cidades por onde passava em seus Encontros Regionais. Ao falar sobre a Top 10 Curitiba, a Associação incentivava o rádio paranaense a ser mais colaborativo e assim compartilhar desafios e experiências.
 
A provocação deu certo e, para que o maior número de emissoras do interior do estado pudesse ter acesso às mesmas oportunidades da capital, a Aerp inovou mais uma vez e lançou a Top 10 Paraná. O encontro será realizado dia 14 de dezembro, às 16h, e, desta vez, a sala de reuniões ganha uma nova dimensão: o ambiente virtual é o lugar onde as rádios poderão se juntar para discutir o mercado, rever seus conceitos e trocar ideias.
 
Utilizando a mesma tecnologia de seus cursos EaD - outro projeto inovador desenvolvido com parceria da Abert -, a Top 10 Paraná será uma grande webconferência e permitirá interação por chat. Para compartilhar suas experiências baseadas na colaboratividade, estarão no estúdio:
 
MÁRCIO VILLELA: Presidente da Aerp desde 2012 e eleito Personalidade de Comunicação do Ano no Paraná pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil
 
MICHEL MICHELETO: Diretor executivo da rádio Banda B, emissora AM que disputa com as FMs as três maiores audiências da capital paranaense
 
LUIZ BENITE: Diretor executivo da Massa FM (rede sediada em Curitiba e com emissoras no Paraná); uma das maiores audiências de Curitiba
 
ROGÉRIO AFONSO: Diretor da Transamérica FM Curitiba, a primeira FM da capital, hoje uma das líderes esportivas do sul do país
 
JOÃO SANTOS: Diretor da Unidade Rádios no GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação, o maior do estado
 
Para se inscrever, o interessado deve acessar a página aerp.org.br/portal/top-10-parana e preencher o formulário até a próxima sexta-feira (11). A participação é gratuita e aberta para todos os associados da Aerp e da Abert pelo país.
 
Sinais FM – Veja o alcance de sinais das rádios paranaenses. Escolha: Grande Curitiba, Campos GeraisLitoral do Paraná e/ou Norte catarinense

 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Aerp, reunião, radiodifusão, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.