A pirataria no rádio de São Paulo continua em pauta em alguns dos principais veículos de notícias do país. Além da reportagem publicada hoje (11) pelo Tudo Rádio com a denúncia da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 sobre “
empresas que financiam rádios piratas e aliciam estrangeiros”, está em pauta a interferência causada por uma emissora clandestina que deixou “muda” a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, um dos principais do país. O fato aconteceu na última sexta-feira (5), pré-carnaval. Segundo informações do jornal Metro, a torre ficou sem comunicação por cerca de 15 minutos.
Geralmente são relatadas interferências na comunicação entre aeronaves e a torre de controle do Aeroporto de Cumbica, localizado próximo à áreas com grande concentração de FMs clandestinas (
como a famosa Mata Fria, localizada na Serra da Cantareira, em Mairiporã). Porém as áreas mais centrais de São Paulo também contam com um espectro FM “sujo” pela interferência de muitas estações piratas. E uma delas, com cerca de 1kw de potência (alcance de mais de 50km), interrompeu os serviços da torre do Aeroporto de Congonhas na última sexta-feira (5).
Segundo o jornal Metro, foram 15 minutos quase sem nenhum contato entre a torre e as aeronaves, até que as torres de controle e os aviões conseguissem alterar o canal de comunicação e escapar da interferência provocada pela rádio pirata. Congonhas está localizado no distrito de Campo Belo, zona sul paulistana, distante cerca de 8km do centro da capital. A área no entorno do aeroporto é densamente povoada e Congonhas é atualmente o terceiro maior terminal em movimento no Brasil.
Ainda segundo o Metro e a Rádio Bandeirantes, há uma semana, a Anatel anunciou uma força tarefa, juntamente com o Ministério Público e a Polícia Federal e prometeu tirar do ar as rádios piratas e responsabilizar quem explora essas emissoras clandestinas.
Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de FMs regulares captadas na Grande São Paulo:
clique aqui.
Tags:
Rádio, clandestina, aeroporto, fechamento, São Paulo