O mercado de rádio do Recife também está movimentado com a atualização da audiência FM local, números da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Assim como nas demais praças, o resultado na capital pernambucana também é integralmente influenciado pelo novo método de abordagem para a medição. O meio observou vários destaques, com algumas emissoras apresentando variações positivas em seus índices. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h/todos os dias e locais, trimestre janeiro a março).
Novidades no top 3
O Recife tem de novo mais uma alteração do “top 3” da audiência FM. No 05h-00h (todos os dias) a capital pernambucana volta a contar com a Maranata FM 103.9 na terceira colocação geral. Com isso a 103.9 FM não só retorna à posição que ocupou nos últimos anos, como também para a liderança de seu segmento de atuação (gospel/evangélica). A emissora foi beneficiada pelas oscilações vistas nas demais rádios, porém a diferença entre várias concorrentes ao “top 3” é pequena. No 06h-19h (segunda à sexta) a terceira colocação é da Novas de Paz FM 91.3 FM 101.7.
O que não muda é o “top 2”, inclusive com poucas variações em seus índices. A Clube FM 99.1 segue sozinha na liderança geral de audiência, mantendo boa vantagem para as demais rádios do ranking. O índice registrado pela FM não tem oscilado significativamente nos últimos resultados, ou seja, a rádio está estável na liderança. E a Recife FM 97.5 também está isolada na vice-liderança e não tem observado variações significativas em seus números. A vantagem da 97.5 FM perante as demais FMs do ranking também é confortável.
Avanços
A Jovem Pan FM 95.9 continua com uma sequência positiva no Recife e região metropolitana. Desde a reta final de 2015 a emissora tem reagido na medição, ampliando o seu universo de ouvintes. Com o novo avanço a 95.9 FM está mais confortável na liderança de seu segmento (jovem/pop) e na sétima colocação geral (05h-00h/todos os dias e locais). No 06h-19h (segunda à sexta-feira) a rádio assumiu a sétima posição com o avanço obtido na atual medição.
Também é destaque a variação positiva vista na média da Rádio Jornal FM 90.3, emissora que voltou a apresentar uma alta em seu universo de ouvintes. O desempenho da FM também ajuda a acirrar a briga por uma posição no “top 3” do FM pernambucano, já que a Rádio Jornal segue próxima dessa colocação.
Mais novidades
A CBN FM 105.7, emissora que estreou no atual canal em 2015, avançou na medição e fecha o “top 10” da audiência FM pernambucana. Também é novidade o surgimento da Top Music FM 97.1 na medição, emissora que estreou no ano passado na capital pernambucana e está voltada ao segmento adulto-contemporâneo.
Nova abordagem da pesquisa
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está
realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Recife:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, Recife