O resultado da audiência FM de Brasília e região também movimentou o mercado. Com vários resultados positivos por parte das emissoras medidas, o meio FM do Distrito Federal avançou no universo de ouvintes. A atualização dos dados foi feita pelo Kantar Ibope Media e aponta algumas novidades nos principais períodos da medição. Acompanhe alguns destaques (05-00h/todos os dias e locais, trimestre janeiro a março de 2016):
Briga no "top 3"
As oscilações observadas no mercado na comparação com o resultado anterior providenciaram uma nova situação no "top 3" do FM no Distrito Federal. A Jovem Pan FM 106.3 acirrou de vez a disputa pela vice-liderança geral, posição ocupada há anos pela Atividade FM 107.1. No 05-00h (todos os dias) a diferença entre as duas FMs é de um pouco mais de 100 ouvintes na média por minuto. Já no "ranking comercial" (06-19h/ segunda a sexta-feira) a vantagem já é da Jovem Pan FM, emissora que passa a ocupar a segunda colocação geral nesse período.
Já a Clube FM 105.5 segue isolada no topo do ranking FM. A líder geral viu uma nova melhora na sua média de ouvintes por minuto na comparação com o resultado anterior. Isso aumentou a distância que separa a Clube FM das demais rádios medidas no Distrito Federal. Trata-se de uma das maiores distâncias entre a líder e as demais concorrentes, isso com base nos resultados dos últimos meses.
Mais avanços
Um dos resultados mais expressivos da atual medição em Brasília ficou com a CBN FM 95.3. A emissora registrou a sua maior média de ouvintes por minuto dos últimos anos, fato que isolou a rádio na expressiva quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa. A CBN também apresentou a maior variação positiva na média de ouvintes por minuto entre as 10 primeiras colocadas.
Outra emissora que variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior foi a Antena 1 FM 93.7, líder no segmento adulto-contemporâneo. O novo avanço visto na média da emissora acabou isolando a 93.7 FM na também expressiva quinta colocação geral, posição que a Antena 1 tem ocupado nos períodos 05-00h (todos os dias) e 06-19h (segunda à sexta-feira).
Novidades no "top 10"
A Transamérica FM 100.1 também foi um dos principais destaques da atual medição. Assim como os avanços vistos em outras emissoras da mesma rede (São Paulo, Rio e Curitiba), a emissora também avançou no Distrito Federal. Na comparação com o resultado anterior a Transamérica foi do 12º lugar para a nona colocação no 05-00h (todos os dias), sendo a melhor colocação já obtida pela FM na comparação com os resultados por ela nos últimos anos.
Outra emissora que fez a sua "estreia" no "top 10" foi a BandNews FM 90.5. A rede jornalística também variou de forma positiva no ranking e foi para a oitava colocação geral (estava em 11º na pesquisa passada). A atual média obtida pela BandNews FM é a melhor marca já registrada pela rádio desde quando estreou no Distrito Federal (em 2006). No "comercial" a 90.5 FM já aparece na sétima colocação geral.
No geral a maioria das FMs medidas obtiveram variações positivas na comparação com a pesquisa anterior.
Nova abordagem da pesquisa
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está
realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Distrito Federal e arredores:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, Brasília