O rádio campineiro também está acompanhando uma movimentação positiva em seus números. O FM tem obtido uma melhora na média de ouvintes em seu universo, isso desde o final de 2015. Os dados foram atualizados pelo Kantar Ibope Media e, assim como nos demais centros medidos, também são influenciados de forma integral pelo novo método de abordagem da pesquisa. O avanço do FM proporcionou destaques importantes em Campinas. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais, trimestre janeiro a março de 2016):
Novo "top 3"
Campinas conta com uma nova configuração em seu "top 3" do ranking FM. A situação é percebida nos dois principais períodos da pesquisa (05h-00h/todos os dias e 06h-19h/segunda à sexta-feira), onde a CBN FM 99.1 obteve um avanço em sua média de ouvintes por minuto. O fato posicionou a rádio jornalística na terceira colocação geral nesses dois períodos, sendo um resultado expressivo para a FM campineira. Com isso a CBN passa a defender a sua colocação no ranking perante a popular/sertaneja Rádio Laser FM 93.3.
No topo da pesquisa a cidade de Campinas não observou mudanças significativas. A Band FM 106.7 segue como principal destaque da medição, mantendo de forma isolada a liderança geral nos principais períodos da medição. Na comparação com a atualização feita no mês anterior, a 106.7 FM obteve mais uma variação positiva em sua média de ouvintes por minuto. O mesmo vale para vice-líder geral: A Educadora FM 91.7, líder no segmento jovem/pop, continua sozinha na segunda colocação do ranking FM e também ampliou a sua média de ouvintes por minuto na comparação com os resultados anteriores.
Mais destaques
A Antena 1 FM 107.5, líder no segmento adulto-contemporâneo, segue posicionada no "top 5" do FM campineiro. Rádios como Educativa FM 101.9, Nativa FM 89.3, NOVABRASIL FM 103.7, Jovem Pan FM 89.9 e Mix FM 101.1 também apresentaram variações positivas em suas médias de audiência, com destaque para as emissoras do segmento jovem/pop.
Nova abordagem da pesquisa
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está
realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, Campinas