Atualizado - 11h22
O Ministério das Comunicações promove nesta manhã de terça-feira (10) a cerimônia de assinatura dos atos que autorizam a migração de 52 emissoras de rádio AM para a faixa de FM. Durante a solenidade, que teve início às 10 horas, no auditório do ministério, também haverá a entrega da Medalha da Ordem do Mérito das Comunicações.
A autorização para a migração das rádios AMs será assinada pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo. Essas emissoras, de todas as regiões do Brasil, já estão aptas a começar a transmitir a programação na faixa de FM. Ao todo, 1.386 das 1.781 emissoras AM do País pediram para fazer a mudança de faixa.
A Medalha da Ordem do Mérito das Comunicações, criada em 1982, tem por objetivo homenagear personalidades que contribuíram de forma notável para o desenvolvimento do setor de comunicações no Brasil. Na solenidade desta terça-feira, várias autoridades de diferentes áreas serão agraciadas nos cinco graus da ordem do mérito.
Na semana passada, o ministério assinou o terceiro termo aditivo de concessão que permitiu a migração da Rádio Assunção Cearense AM 910 para a faixa de 103.7 FM em Sobral. Na solenidade, realizada na sede do Sistema de Rádios Verdes Mares, o ministro comentou que o rádio aproxima os brasileiros e leva conhecimento até mesmo para as localidades mais remotas.
"Historicamente, esses veículos contribuem para o desenvolvimento das regiões. O Ceará já teve a primeira rádio a migrar para o FM. Agora, outro importante veículo passa a transmitir em um formato com melhor qualidade", disse, ao ser recebido pelo diretor de jornalismo do Sistema Verdes Mares, Roberto Moreira, e demais membros do grupo.
"Esclareço ainda que a empresa terá até seis meses para manter as frequências, tanto AM quanto FM. Assim, a população poderá assimilar com tranquilidade o processo de migração", acrescentou.
Panorama no dial FM
Com informações do Ministério das Comunicações
Tags:
Rádio, migração AM, Minicom, Brasília