O programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar na noite desta quinta-feira (14) pela TV Brasil vai levar ao ar um especial sobre a Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro. A emissora, atualmente controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é parte importante da história do rádio brasileiro. No Caminhos da Reportagem (que vai ao ar a partir das 22h) vai mostrar a história da Rádio Nacional e de vários artistas que passaram pela emissora e se tornaram famosos em todo o Brasil.
Na chamada Época de Ouro do Rádio, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro levou aos ouvintes de todo o país e de parte do mundo os melhores programas de variedades e radionovelas. Pelas ondas da Nacional – então conhecida como PRE-8, seu prefixo na frequência AM –, os maiores nomes da Música Popular Brasileira se consagraram. Aliás, a própria MPB deve muito à emissora, que ajudou a divulgar variados ritmos nacionais por todo o Brasil. “A Nacional tinha 700 artistas contratados, 16 maestros, 130 atores, cento e tantos músicos e cinco orquestras.Tinha programa com orquestra com 60 músicos. Isso, uma rádio”, relembra o radialista Paulo Roscio.
A radialista Daisy Lúcidi apresenta programas na Rádio Nacional até hoje. "À noite, tínhamos que trabalhar de (vestido) longo e os homens, de smoking. Você vê que tempos eram esses, né?", comentou a radialista que também fará parte da reportagem.
Este Caminhos da Reportagem traça um panorama com o melhor da programação da Rádio Nacional, passando pelo jornalismo, esporte, música, humor e dramaturgia. Uma história contada por nomes como o dos pesquisadores Ricardo Cravo Albin, Rodrigo Faour e Paulo Roscio, além dos professores Rose Eskenazi e Marcelo Kischinhevsky e de diversos artistas que passaram pela Rádio. As histórias mostram a ingenuidade dos anos 40 e 50, mas ressaltam toda a criatividade dos que ali trabalharam.
Com informações da EBC
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Nacional, Rio de Janeiro, EBC