Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Terça-Feira, 09 de Agosto de 2016 @ 10:57

Exclusivo: Rádio Melodia retoma a liderança geral no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Fanática FM apresenta o maior crescimento entre as primeiras colocadas do ranking FM

Publicidade
O Rio de Janeiro também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM na capital fluminense e região metropolitana, medição realizada pelo Kantar Ibope Media. No geral, o meio FM carioca não acompanhou a tendência vista no FM de São Paulo, apresentando uma oscilação negativa na média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa passada. Porém o Rio tem uma “nova” líder. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, FM+Web, maio a julho/2016):
 
“Nova” líder
 
A Rádio Melodia FM 97.5 recuperou a liderança geral da audiência FM no Rio de Janeiro e na região metropolitana. A emissora foi beneficiada pela movimentação do universo FM na comparação com a pesquisa anterior, fato que jogou a emissora para a primeira colocação no 05h-00h/todos os dias e locais. Detalhe: ao assumir a ponta de cima da tabela, a Rádio Melodia também assume a condição de “estação em FM com o maior volume de audiência no país”. A afirmação é baseada na média de ouvintes por minuto concentrada em 97.5 FM, que supera os 215 mil no 05h-00h (todos os dias, FM+Web). Essa marca é superior ao número registrado pelas rádios lideres em São Paulo, por exemplo.
 
A disputa pelo topo geral continua acirrada, já que a FM O Dia FM 100.5 (líder entre as rádios do gênero popular/hits) segue próxima da primeira colocada. E a Rádio Melodia passou a brigar (e ocupar) o topo da pesquisa de audiência a partir de fevereiro passado, posição que passou a ser alternada pelas duas primeiras colocadas nas medições seguintes.
 
Sem mudanças significativas
 
O Rio não observou mudanças significativas nas disputas por posições do “top 5”. A JB FM 99.9 segue isolada em terceiro geral e com ampla vantagem na liderança do segmento adulto-contemporâneo, seguida pela Super Rádio Tupi FM 96.5 e pela Rádio Globo FM 98.1 (cada uma isolada em sua respectiva colocação e todas acima dos 100 mil ouvintes por minuto - 05h-00h/todos os dias/FM+WEB). A emissora que está mais próxima do “top 5” é a 93 FM 93.3, isolada em sexto geral no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB).
 
Novo cenário no “popular/hits” 
 
A Fanática FM 104.5, novidade no dial carioca, segue como um dos principais destaques da audiência FM local. A emissora obteve o maior avanço entre as 10 primeiras colocadas, registrando também a melhor marca da frequência 104.5 FM em anos. A Fanática foi lançada em maio passado e tem na atual medição o seu primeiro resultado “cheio” com o atual projeto. A 104.5 FM pegou o “embalo” da Top Rio FM, antecessora em 104.5 FM (projeto que posicionou a frequência no gênero popular/hits). Com o crescimento da Fanática FM e a estreia da Rádio Mania FM 102.9 (ocorrida em 1º de agosto), é possível que o gênero “popular/hits” no Rio passe a contar com mais concorrência. A FM O Dia estava sozinha desde os encerramentos das rádios Beat98 FM e Nativa FM (este último foi encerrado em dezembro passado).
 
Mais avanços
 
As duas emissoras comandadas pelo grupo Dial Brasil seguem em boa fase no Rio de Janeiro. A Mix FM 102.1 voltou a apresentar uma oscilação positiva em seus números, fato que a isolou na oitava colocação geral e liderança em seu segmento (jovem/pop). Na sequência aparece a SulAmérica Seguros Paradiso FM 95.7, rádio que se consolidou na nona colocação geral e registrou a sua melhor marca de audiência (na comparação com os índices alcançados pela FM nos últimos anos). A 95.7 FM atua no segmento adulto-contemporâneo.
 
A Rádio Cidade FM 102.9 fecha o “top 10”, encerrando a sua participação “cheia” na medição com uma ligeira oscilação positiva em seus números.
 
Também foram observadas melhoras nos índices das rádios Catedral FM 106.7, Feliz FM 89.5, entre outras.
 
O meio FM carioca conta com cerca de 24 FMs medidas pela pesquisa de audiência.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, Rio de Janeiro, destaques

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.