O mês de agosto está muito movimentado para o rádio de Curitiba, considerado um dos principais mercados do país. Apesar da oscilação negativa no universo de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior, a medição atualizada pelo Kantar Ibope Media apontou vários destaques na corrida por audiência. Paralelo à isso ocorreu uma movimentação nas direções artísticas de FMs importantes da capital paranaense. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, FM+Web, maio a julho de 2016):
Subiram
Curitiba observou variações importantes na medição de audiência, com o crescimento de duas FMs que estão posicionadas no “top 3”. A Massa FM 97.7 ampliou o seu universo de ouvintes nos principais períodos da pesquisa, ou seja, completou 41 meses ininterruptos na ponta de cima da tabela (05h-00h, todos os dias, FM+Web), elevou o teto da medição e se isolou na primeira colocação. Também foi destaque o avanço visto na média de ouvintes por minuto da 98 FM 98.9, terceira colocada geral. A emissora registrou na atual pesquisa a sua melhor marca na comparação com os demais índices alcançados pela FM nas medições anteriores, acirrando a disputa por colocações.
A Caiobá FM 102.3 completa o “top 3”, posicionada de forma isolada na vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa.
Mais destaques
Outra emissora que também ignorou a tendência de queda vista no meio FM curitibano foi a Ouro Verde FM 105.5, líder no segmento adulto-contemporâneo. A rádio manteve a trajetória positiva vista na medição passada, melhorando a sua média de ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias, FM+WEB). O resultado reposicionou a 105.5 FM na sexta colocação geral. Já as rádios Jovem Pan FM 103.9 (líder no jovem/pop e quarto lugar geral) e Gospel FM 89.3 (líder no evangélico/gospel e quinto geral) estão estáveis em suas colocações.
Clube FM 101.5 e Transamérica FM 100.3, rádios que registraram números muito próximos da marca alcançada na pesquisa anterior, foram beneficiadas pelas variações no meio. Cada uma evoluiu uma posição no 05h-00h (todos os dias, FM+web) na comparação com a pesquisa passada. A 101.5 FM está em sétimo, enquanto a Transamérica aparece em oitavo geral. BandNews FM 96.3 (líder no jornalismo em FM) e Mundo Livre FM 93.9 fecham o “top 10” curitibano.
Mudanças artísticas
Curitiba observou mudanças importantes nos comandos artísticos de duas importantes FMs. Apesar dos resultados positivos na corrida por audiência, 98 FM 98.9 e Jovem Pan FM 103.9 optaram por alterar os seus comandos artísticos. A primeira (98 FM) anunciou a opção por Rod Becker para o artístico, após a passagem de Cristiano Stuani no cargo. Já a Jovem Pan FM tem Johnny Linhares, na coordenação artística, mudança concretizada após a saída de Becker (que respondia pela gestão artística da 103.9 FM desde 2008).
As mudanças geram expectativas no meio, já que são movimentações que envolvem rádios que disputam colocações no “top 5” do FM curitibano.
FM+Web
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, mudanças, Curitiba