No início de setembro o
tudoradio.com publicou uma matéria sobre o
retorno da recepção de rádios FMs em smartphones da linha Galaxy, através de dois modelos mais recentes da Samsung (S7 e S7 Edge). A notícia é positiva para o meio e significa uma mudança de postura da Samsung em relação ao rádio FM, já que a empresa retirou a recepção FM a partir do modelo S5. E o movimento não é exclusivo da empresa coreana: um levantamento internacional aponta um crescimento no número de smartphones que passaram a oferecer a recepção de rádio FM em seus modelos, através da presença de um chip de FM ativo nos aparelhos.
O levantamento é da North American Broadcasters Association e foi realizado no primeiro trimestre deste ano. Segundo o estudo, 35% dos smartphones mais vendidos nos Estados Unidos contam com o chip de FM ativo, contra 30,8% de aparelhos com chip FM ativo no trimestre anterior. O levantamento também indica que existem 55,2% aparelhos com chip FM, porém inativos. Essa parcela é influenciada pelo iPhone, que representa 96,7% desses casos nos Estados Unidos. E 9,7% de todos os smartphones disponíveis do mercado norte-americano não contam com chip FM.
O estudo conclui que o progresso vem ocorrendo nos aparelhos que contam com o sistema operacional Android, onde a parcela de smartphones com chip FM inativo caiu de 15,8% no trimestre anterior para atuais 3,3%. O levantamento também mostra uma maior presença de aparelhos com chip FM ativo no México, vizinho aos Estados Unidos. No país latino a parcela é de 63% de aparelhos com recepção de FM ativa entre os aparelhos mais vendidos. Porém, esse cenário é explicado pela baixa participação do iPhone no mercado mexicano (de 1,9%). No Brasil a participação do iPhone é ligeiramente maior do que no México, mas bem inferior ao panorama no mercado dos Estados Unidos.
Há um movimento do setor de comunicação nos Estados Unidos para que os modelos que ainda não ativaram o chip FM, mas que possuem a tecnologia, repensem as suas estratégias. Em 2015 houve uma
sinalização da Apple (responsável pelo iPhone) que poderá ativar a recepção de FM, mas a informação não conta com qualquer previsão para que isso ocorra. A expectativa do mercado é animadora, já que o principal concorrente do iPhone (o Galaxy S7) voltou a contar com FM, conforme relatado pelo
tudoradio.com.
Com informações da ZYD Digital
“Rádio FM e AM” no iPhone
Clique aqui para fazer o download do aplicativo
Em agosto o tudoradio.com lançou a primeira versão de seu aplicativo, inicialmente disponível para dispositivos do sistema iOS (iPhone e iPad). A ferramenta é uma alternativa para quem possui o aparelho da Apple, que não conta com recepção de FM local. O aplicativo do tudoradio.com simula a sintonia de emissoras em FM e AM, através de streaming, com organização semelhante ao que é sintonizado no rádio (por frequências, obedecendo as informações de cobertura das rádios com base no Dials tudoradio.com). Com isso é possível “sintonizar” FMs locais, além de navegar por dials de outras cidades brasileiras.
A aplicação também conta com os demais conteúdos do portal (notícias, colunas, entrevistas, entre outros) e, em breve, estará disponível para aparelhos com sistema operacional Android.
Dials em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas nos principais centros brasileiros: clique aqui.
Tags:
Rádio, aplicativo, smartphone, tecnologia