Após anunciar que
350 emissoras AM iriam assinar contrato para a migração ao dial FM no próximo dia 6, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) voltou atrás e adiou a cerimônia que iria ocorrer em Brasília. A informação foi divulgada no site da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT).
A divulgação da cerimônia de assinatura das 350 rádios foi feita na última sexta-feira (23), um dia depois do encerramento do prazo para a entrega dos documentos por parte das rádios AM que foram alocadas no chamado dial estendido. Diversas emissoras do primeiro lote que submeteram a documentação ao MCTIC já receberam o boleto de quitação da outorga. As que já fizeram o pagamento estão no aguardo da liberação do ministério para seguir com o trâmite.
Segundo as informações, o MCTIC pretende acelerar os processos e aumentar o número de emissoras que terão os contratos assinados, numa grande comemoração que reunirá radiodifusores de todo o país. O processo de migração do rádio AM para o FM tem gerado grande expectativa entre os radiodifusores brasileiros que aguardam, há anos, a mudança de faixa. A nova data ainda não foi definida pelo MCTIC.
De acordo com o MCTIC, das emissoras do primeiro lote, 240 receberam boletos para o pagamento da diferença de outorga. Desse grupo, 42 tiveram os termos aditivos publicados no Diário Oficial da União, e desses, apenas 13 tiveram a aprovação de local publicada no DOU, ou seja, já podem operar em FM.
Com informações da ABERT
Tags:
Rádio, migração, consulta pública, Minicom, Brasília