A Nativa FM 89.3 está operando com o seu novo sistema irradiante na Grande Campinas. Conforme informando anteriormente pelo tudoradio.com, a emissora estava passando por um processo de
reformulação do seu sistema irradiante, inclusive com mudança de local. Todo o investimento realizado pela Nativa FM visa ampliar a intensidade de sinal da 89.3 FM em Campinas, cidade-alvo da emissora. Segundo os primeiros relatos de ouvintes e escutas feitas pela equipe do tudoradio.com, houve uma melhora na cobertura geral da Nativa FM no município campineiro.
São várias novidades na “ficha técnica” da Nativa FM de Campinas. A primeira é a mudança no local de transmissão: a emissora estava há 40 km de distância (linha reta) em relação ao centro de Campinas. Agora a distância é cerca de 26km (linha reta). A torre de 60 metros é nova e conta com seis elementos, contra os dois da estrutura anterior. A potência também é maior (10kw - informação que ainda não foi confirmada oficialmente) e a altitude segue considerável (cerca de 1000 metros de altitude). As duas localidades do sistema irradiante (o antigo e o novo) ficam em Amparo, cidade-sede da concessão que abriga a Nativa FM. A nova torre está na localidade conhecida como Areia Branca, localizada próxima a divisa entre Amparo e Pedreira.
Mais próxima de Campinas, a 89.3 FM tenta acabar com um “teto de audiência” imposto pela cobertura de sinal anterior. A emissora tinha dificuldades de cobertura em áreas importantes para o seu projeto, como os bairros da região sul de Campinas (entre a Rodovia Anhanguera e o Aeroporto Internacional de Viracopos). A topografia dessa área do município campineiro é mais favorável para sinais em FM vindos sentido Sorocaba, Jundiaí e São Paulo. A tendência é de que a Nativa FM passe a cobrir essas áreas como uma FM local de Campinas, cidade que passa a estar no “contorno protegido” da 89.3 FM (a classe foi alterada de A4 para A2 -
saiba mais).
A Nativa FM 89.3 está no ar desde o dia 31 de janeiro de 2010 e é controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação). A nova estrutura marca uma nova fase da FM, considerando que a Nativa FM utilizava o sistema irradiante de suas antecessoras em 89.3 FM (mas com melhorias realizadas ao longo dos últimos anos). Todos os equipamentos da nova estrutura são novos, inclusive o transmissor. E oss investimentos técnicos na Nativa FM 89,3 devem continuar ao longo deste ano. Está previsto a reforma do estúdio da emissora, localizado no complexo de Comunicação João Jorge Saad, no Jardim São Gabriel, em Campinas.
Colaborações de Leandro Renato e Carlos Massaro
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Nativa FM, técnica, transmissão, Campinas