Ontem (12), a Bradesco Esportes FM realizou a sua última jornada esportiva, acompanhando mais uma rodada do Campeonato Paulista. O trabalho era realizado em conjunto com a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo e, antes, a Bradesco Esportes FM contou com José Luiz Datena se despedindo ao vivo da audiência da 94.1 FM. O profissional, que estará a partir de hoje na Rádio Bandeirantes, destacou vários pontos da trajetória da Bradesco Esportes FM e parabenizou a equipe da FM pelos resultados obtidos (a 94.1 FM encerrou as suas operações em alta, quando registrou um de seus melhores índices de audiência).
Uma chamada especial gravada na voz de Marina Valsech (voz-padrão da emissora) foi veiculada nesse final de semana na Bradesco Esportes FM. O material destacou a trajetória da rádio, com destaque para a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foco o projeto (
clique aqui e ouça a chamada através de uma publicação no YouTube). Em suas últimas horas (após a jornada esportiva, durante a faixa da noite), a 94.1 FM de São Paulo repetiu a programação da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840.
E no Rio de Janeiro o encerramento do projeto foi antes, com o fim dos trabalhos locais no dia 24 de fevereiro. Entre os dias 25 de fevereiro e 12 de março a Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro ficou 100% em rede com a Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo.
A Bradesco Esportes FM surgiu em maio de 2012, quando foi inaugurada a emissora de São Paulo. Em setembro do mesmo ano foi a vez da rádio chegar ao Rio de Janeiro. Entre 2012 e 2013, o projeto de rádio esportiva do Grupo Bandeirantes também contou com operações em Belo Horizonte (94.1 FM) e Grande Porto Alegre (90.3 FM), através de uma parceria com o Grupo Bel. As emissoras das demais capitais não chegaram a carregar a marca do Bradesco e, na sequência, não seguiram no projeto.
Durante a cerimônia de inauguração da Bradesco Esportes FM em 2012, o Grupo Bandeirantes de Comunicação chegou a destacar na ocasião que o projeto tinha como foco as coberturas esportivas da Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 (eventos que foram realizados no Brasil), ou seja, indicando que o projeto tinha um “começo, meio e fim”, tendo uma previsão de cinco anos de atividades.
Substitutas
Em São Paulo a Bradesco Esportes FM foi substituída por uma programação musical que mescla os estilos sertanejo e forró, lembrando a antiga Rádio Atual FM (emissora popular que ocupou a sintonia entre 2006 e 2008). Sem um nome fantasia definido, a emissora está se identificando como “94,1 FM” e informa que executa “o melhor do sertanejo e do forró”. É possível que a atual grade seja uma transição para a estreia de outro projeto no canal, informação que ainda é extraoficial.
A Atual FM, que também tinha como foco o sertanejo e forró (sendo hoje um projeto voltado à internet), já ocupou a frequência antes da passagem da Oi FM em 94.1 FM (projeto do Grupo Bel que antecedeu a Bradesco Esportes FM, no ar entre 2008 e 2012). Também não há informações oficiais se a Atual poderá retornar em 94.1 FM.
Já no Rio de Janeiro ocorreu a estreia da rede evangélica Rede do Bem FM, projeto que já conta com emissoras em São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. Vale lembrar que, antes da estreia da Bradesco Esportes FM, a 91.1 FM atuava como retransmissora da também rede evangélica Rede Aleluia, tendo foco a região serrana do estado fluminense.
Mercado agitado
Além da mudança em 94.1 FM, o mês de março também contará com outra alteração na Grande São Paulo. Conforme noticiado na última sexta-feira (10),
a Rádio Estadão FM 92.9 confirmou o encerramento de suas atividades. A partir do dia 20 de março a atual Feliz FM 92.5 ocupará o canal, permanecendo no ar em duas sintonias até o dia 7 de abril para migrar a sua audiência. E, após a Feliz FM deixar o canal, a Iguatemi Prime FM está cotada para reassumir a frequência (informação extraoficial que ainda não foi confirmada pela Rede Mundial, operadora do canal).