Uma das mais tradicionais emissoras AMs do Brasil passou a transmitir sua programação no dial FM. A Difusora Pantanal AM 1240 de Campo Grande encerrou sua trajetória de 78 anos para iniciar outra na frequência 101.9 FM. A mudança ocorreu nesta terça-feira (30), quando a rádio passou a transmitir sua grade em FM.
A emissora foi a primeira a fazer a migração na capital do Mato Grosso do Sul. “Desligada às 8h25 de hoje, no lugar ficou apenas o ruído de vácuo e o silêncio de uma atividade que durou 78 anos. Engenheiros, técnicos e especialistas estão trabalhando para montar a mais tecnológica emissora de FM do Centro-Oeste brasileiro", publicou o empresário e jornalista Benedito de Paula.
A Sociedade Rádio Difusora foi a primeira rádio do estado de Mato Grosso do Sul quando houve a divisão entre MS e Mato Grosso, e existe desde os anos de 1930. A rádio surgiu na mesma época que rádios famosas como a Record e a Tupi, em São Paulo. Antes se chamava PRI-7. Em 1995, filiou-se à Rede CBN, onde permaneceu por 10 anos. Nas ondas AM, seu alcance tem um raio de 300 km em linha reta.
A direção da rádio afirma ainda que a programação deve manter-se na mesma linha, com programas políticos e de entretenimento, mas os equipamentos serão totalmente renovados.
A CBN deve retornar à capital sul-matogrossense em breve.
A futura CBN FM 97.3 de Campo Grande deverá ser inaugurada em julho. A estação que vai abrigar a rede jornalística será resultado da migração da atual Rádio Concórdia AM 1120.
Tags:
Rádio, migração, Difusora Pantanal, Campo Grande