Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2017 @ 07:44

Panorama: Com Jovem Pan como líder, audiência jornalística avança na Grande São Paulo

São Paulo - Todas as emissoras jornalísticas apresentaram crescimento de audiência nos últimos três meses na capital paulista

Publicidade
O rádio da Grande São Paulo tem apresentado resultados positivos no volume médio de audiência nos últimos meses, conforme já destacado anteriormente pelo tudoradio.com. E o segmento “jornalístico” (AM+FM) tem contribuído para essa variação positiva no universo de ouvintes da capital paulista e região metropolitana. Com a Jovem Pan AM 620 FM 100.9 na liderança do gênero nas principais faixas horárias, as principais rádios “all-news” de São Paulo apresentaram variações positivas em seus índices, com destaque para o “horário nobre” do segmento (06h-10h/segunda à sexta-feira). Acompanhe:
 
 
De segunda à sexta-feira, das 06h00 às 10h00, três emissoras superam a expressiva marca de 100 mil ouvintes por minuto. A Jovem Pan AM 620 FM 100.9 aparece na liderança dessa faixa horária na Grande São Paulo, com ampla vantagem perante as suas concorrentes diretas, rádio que está com uma trajetória de crescimento dos índices do “Jornal da Manhã” (veiculado nesse horário), muito próxima dos 160 mil ouvintes por minuto. Na sequência o ranking conta com a CBN FM 90.5 AM 780, rádio que também tem evoluído de forma significativa na medição e está sozinha na vice-liderança do jornalismo nesta faixa horária, alcançando a expressiva marca de 125 mil ouvintes por minuto nesse filtro.
 
As emissoras Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 e BandNews FM 96.9 também têm se destacado, já que as duas também contribuíram para a alta do universo FM. A primeira volta a registrar uma marca superior a 100 mil ouvintes por minuto nesse filtro, enquanto a BandNews FM (única das concorrentes a operar apenas em FM), cravou a sua melhor marca de audiência em relação às medições dos últimos meses (se aproximando dos 100 mil ouvintes por minuto).
 
Quando o recorte considera a faixa entre 07h30 e 09h30 de segunda à sexta-feira, todas as jornalísticas superam a faixa dos 100 mil ouvintes por minuto, com o teto de 176 mil ouvintes por minuto (média da Jovem Pan) e a CBN com 129 mil. Todas es emissoras do gênero apresentaram evoluções em suas médias nesse período, tendo também a “estreia” da BandNews FM acima dos “100 mil ouvintes por minuto (melhor marca da FM para o horário). 
 
Fim de tarde e início da noite
 
A volta para casa do paulistano também passou a ser foco do segmento jornalístico em São Paulo, com as quatro emissoras do gênero contando com programas no formato “news e opinativo” (antes algumas rádios optavam pela pauta esportiva no início de noite). Nas faixas das 17h00 e das 18h00 a Jovem Pan AM 620 FM 100.9 mantém com facilidade a liderança, quando transmite os programas “3 em 1” (17h00) e “Os Pingos nos Is” (18h00 - novo formato que estreou em julho). Nas duas faixas horárias a audiência da Jovem Pan é crescente, além 131 mil ouvintes por minuto entre 18h e 19h (contra 59 mil da segunda colocada).
 
A Rádio Bandeirantes assumiu a vice-liderança do segmento na faixa das 17h00, enquanto a CBN sustenta a posição com certa facilidade entre 18h00 e 19h00 (segunda à sexta-feira).
 
Entre 17h00 e 19h00 (segunda à sexta-feira), Jovem Pan e BandNews FM são as únicas rádios jornalísticas com trajetória de crescimento na faixa horária, isso na comparação entre os últimos três resultados. As duas emissoras contam com novidades em suas grades para a faixa horária.
 
Já entre 20h00 e 21h00, as rádios Jovem Pan, Rádio Bandeirantes e BandNews FM estão com uma trajetória positiva, com destaque para os volumes de audiência obtidos pelas duas primeiras colocadas (Jovem Pan e Rádio Bandeirantes).
 
O panorama descrito nesta nota é baseado em períodos da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, recortes de segunda à sexta-feira das 06h00 às 10h, 17h00 às 19h00 e das 20h00 às 21h00 (Grande São Paulo, trimestres mar-mai/2017, abr-jun/2017 e o atual mai-jul/2017).
 
AM e FM?
 
A soma das audiências AM e FM no segmento é comum pelo mercado, considerando que as principais rádios do segmento jornalístico contam com transmissões simultâneas nas duas faixas. Em São Paulo isso acontece com rádios como Jovem Pan AM 620 FM 100.9, CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840. A BandNews FM 96.9 é a única concorrente “só FM” entre as “news”.  O mesmo ocorre na “faixa esportiva”.
 
No Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Porto Alegre também ocorre a soma das faixas para destacar o desempenho de atrações importantes das rádios que possuem transmissões simultâneas.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, jornalismo, audiência, Kantar, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.