Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2017 @ 11:11

O Rádio hoje | Rádio segue como a mídia de maior alcance entre os “millennials” nos Estados Unidos

São Paulo - Rádio FM/AM chega a 93% de alcance no público de 18 a 34 anos. Rádio on-line cresce

Publicidade

A Nielsen realizou mais um levantamento que mostra o bom momento vivido pelo rádio, em especial no Estados Unidos. Dados apontam que o consumo de rádio segue em alta entre o público de 18 a 34 anos, faixa conhecida como “millennials”. O alcance do FM e do AM chega a 93% neste grupo, sendo o maior dentre todas as mídias. E há também um crescimento no consumo de rádio on-line. A informação da Nielsen também foi publicada pelo portal ZYD Digital.

 

 

O levantamento mostra que o consumo de “rádio digital” tem avançado para o público 18 a 34 anos nos Estados Unidos, porém isso não tem diminuído o alcance do rádio FM/AM nesse mesmo grupo. É possível afirmar que o conteúdo de rádio tem ampliado o seu consumo nos Estados Unidos, já que o alcance do “digital” avança (considerado qualquer tipo de programação de rádio on-line) e o consumo FM/AM está estável (com a expressiva marca de 93% de alcance nos Estados Unidos entre os “millennials”).

 

Por se tratar de um país com dimensões territoriais semelhantes ao do Brasil e por contar com uma rede de internet mais ampla e confiável, o consumo de rádio nos Estados Unidos acaba sendo um “farol” para o que poderá acontecer com o meio brasileiro já nos próximos meses e anos. E, conforme já destacado pelo tudoradio.com, os dois países apontam um amplo alcance de consumo de rádio, sendo 89% no Brasil e 93% nos Estados Unidos, isso entre todas as faixas etárias.

 

Segundo a Nielsen e o ZYD Digital, os millennials consomem mídia de múltiplas fontes e não se fixa em nenhuma delas em particular. Mesmo assim, o alcance semanal do rádio AM/FM chega a 93%, superior ao de qualquer outra plataforma.

 

Gráfico que mostra o alcance do rádio AM/FM e do rádio digital nos EUA para o público 18-34 anos e para a faixa 35+ anos

 

Millennials

 

Os millennials (ou Geração Y) é a faixa da população que está entre 18 a 34 anos, sendo a maior parcela da pirâmide etária do Brasil (dados de 2010). Nasceram e cresceram em épocas de revoluções tecnológicas e prosperidade econômica, estando também no início da vida de consumo e trabalho. O comportamento dessa faixa é importante para que meios como o rádio identifique as tendências. Por exemplo: em 2016, dados mostram que esses jovens Millennials já estavam investindo mais tempo assistindo vídeos em smartphones do que assistindo TV ao vivo, segundo o Kantar Ibope Media.

 

Fonte: Nielsen / Millennials on Millennials – Digital Music and Digital Communication – Summer 2017 / Com informações do ZYD Digital

Tags: Nielsen, consumo, rádio, Estados Unidos, Brasil, FM, AM, levantamento

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.