Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2017 @ 11:11

O Rádio hoje | Rádio segue como a mídia de maior alcance entre os “millennials” nos Estados Unidos

São Paulo - Rádio FM/AM chega a 93% de alcance no público de 18 a 34 anos. Rádio on-line cresce

Publicidade

A Nielsen realizou mais um levantamento que mostra o bom momento vivido pelo rádio, em especial no Estados Unidos. Dados apontam que o consumo de rádio segue em alta entre o público de 18 a 34 anos, faixa conhecida como “millennials”. O alcance do FM e do AM chega a 93% neste grupo, sendo o maior dentre todas as mídias. E há também um crescimento no consumo de rádio on-line. A informação da Nielsen também foi publicada pelo portal ZYD Digital.

 

 

O levantamento mostra que o consumo de “rádio digital” tem avançado para o público 18 a 34 anos nos Estados Unidos, porém isso não tem diminuído o alcance do rádio FM/AM nesse mesmo grupo. É possível afirmar que o conteúdo de rádio tem ampliado o seu consumo nos Estados Unidos, já que o alcance do “digital” avança (considerado qualquer tipo de programação de rádio on-line) e o consumo FM/AM está estável (com a expressiva marca de 93% de alcance nos Estados Unidos entre os “millennials”).

 

Por se tratar de um país com dimensões territoriais semelhantes ao do Brasil e por contar com uma rede de internet mais ampla e confiável, o consumo de rádio nos Estados Unidos acaba sendo um “farol” para o que poderá acontecer com o meio brasileiro já nos próximos meses e anos. E, conforme já destacado pelo tudoradio.com, os dois países apontam um amplo alcance de consumo de rádio, sendo 89% no Brasil e 93% nos Estados Unidos, isso entre todas as faixas etárias.

 

Segundo a Nielsen e o ZYD Digital, os millennials consomem mídia de múltiplas fontes e não se fixa em nenhuma delas em particular. Mesmo assim, o alcance semanal do rádio AM/FM chega a 93%, superior ao de qualquer outra plataforma.

 

Gráfico que mostra o alcance do rádio AM/FM e do rádio digital nos EUA para o público 18-34 anos e para a faixa 35+ anos

 

Millennials

 

Os millennials (ou Geração Y) é a faixa da população que está entre 18 a 34 anos, sendo a maior parcela da pirâmide etária do Brasil (dados de 2010). Nasceram e cresceram em épocas de revoluções tecnológicas e prosperidade econômica, estando também no início da vida de consumo e trabalho. O comportamento dessa faixa é importante para que meios como o rádio identifique as tendências. Por exemplo: em 2016, dados mostram que esses jovens Millennials já estavam investindo mais tempo assistindo vídeos em smartphones do que assistindo TV ao vivo, segundo o Kantar Ibope Media.

 

Fonte: Nielsen / Millennials on Millennials – Digital Music and Digital Communication – Summer 2017 / Com informações do ZYD Digital

Tags: Nielsen, consumo, rádio, Estados Unidos, Brasil, FM, AM, levantamento

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.