O portal
tudoradio.com está acompanhando a evolução do processo de migração AM-FM, indicando as operações das novas estações em FM através do sistema
“Dials tudoradio.com”. Segundo o guia do portal, que conta com a colaboração de rádios e ouvintes, o país já conta com 180 migrantes AMs que estão ativas na faixa FM, tendo as suas novas áreas de cobertura de sinal já mapeadas. E as redes nacionais da CBN e Jovem Pan FM são as mais beneficiadas pelo processo. Entenda:
Desde 2016 (quando surgiram as primeiras migrantes AM-FM na faixa FM) até hoje, as redes lideradas pelas rádios Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo e CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo + CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro foram as mais beneficiadas, com expansões consideráveis em FM. A Jovem Pan FM passou a contar com afiliadas em Passos (MG), Araxá (MG), Itapeva (SP), Caicó (RN), Alta Floresta (MT) e São José do Rio Claro (MT), além de já ter confirmado a estreia em Rondonópolis (MT). Todas as emissoras são rádios originadas na faixa AM e já estão em FM.
O Grupo Jovem Pan, responsável também pela Jovem Pan News, também viu a migração AM-FM de afiliadas como Barretos (SP), Imbé (RS) e Pompéia (SP). Outras afiliadas da rede paulista voltada ao segmento “all-news” também estão próximas de iniciar as suas operações na faixa FM.
Já a CBN passou a contar com emissoras em Manaus (AM), Natal (RN), São José do Rio Preto / Mirassol (SP) e Araguaína (TO), além de já ter anunciado Campo Grande (MS), Aracaju (SE), União da Vitória (PR) e aguarda as iminentes migrações de afiliadas como Ponta Grossa (PR).
Mais redes
Outras redes nacionais também aparecem no mapeamento das migrantes AM-FM que já tiveram o seu processo de ida para o FM concluído. A Mix FM 106.3 de São Paulo passou a contar com uma afiliada em Uberlândia (MG), enquanto a Transamérica Hits viu a estreia em FM da afiliada de Cardoso (SP).
A Nativa FM 95.3 de São Paulo conta com duas migrantes AM-FM operando na faixa FM, são elas: Adamantina (SP) e Jacarezinho (PR). E as paranaenses Massa FM e Rádio T FM contam com uma migrante cada: Lages (SC) para a Massa FM e Irati (PR) para a Rádio T FM. Por enquanto a maioria dos projetos que estão na faixa FM são de rádios locais reformuladas para a faixa FM, sendo que em alguns casos até a marca é alterada.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, migração, AM-FM, rede, jornalismo