Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017 @ 15:05

Dia do Rádio é comemorado nesta segunda-feira (25)

São Paulo - Hoje é comemorado o dia do rádio e da radiodifusão

Publicidade
Hoje (25 de setembro) é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou oficialmente a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Antes dela, a Rádio Clube do Recife já havia entrado no ar, sendo a primeira rádio no ar no Brasil e que ainda está em operação. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil, que este ano comemorou 92 anos. 
 
 
Segundo fontes históricas, o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi, com a criação do “telégrafo sem fio” em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém, é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista). Informações dão conta que somente em 1900, Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.
 
Primeira transmissão
 
A rádio mais antiga em operação no Brasil é a Clube AM 720 do Recife, que em 2017 chegou aos 98 anos em operação. A emissora, que abrigou a programação da Rádio Globo AM, realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, em 6 de abril de 1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época. 
 
Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.
 
Em 1952 passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, quando inaugurou novo auditório para 2000 pessoas. Em 2008 tornou-se uma das integrantes da Rede Clube Brasil de Rádio. Em 1931, a Rádio Clube promoveu a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte/Nordeste.
 
Panorama atual
 
Ao completar 95 anos no Brasil (7 de setembro de 1922 foi feita a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil), o meio rádio permanece na expectativa da resolução de vários projetos. Um deles tramita no Congresso Nacional. Os deputados federais estão com projeto de lei que flexibiliza a transmissão do programa A Voz do Brasil, um dos mais antigos ainda em atividade e que atualmente acaba sendo empecilho, principalmente nas grandes cidades, por ter sua veiculação às 19 horas, no período em que motoristas necessitam da informação do rádio para sua locomoção.
 
O outro está em pleno andamento. A migração das rádios AMs para o dial FM já é uma realidade, com rádios centenas de rádio já autorizadas a migrar para o FM e outras que estão operando na nova faixa. A complementação do processo deve ser até 2019, já que, em algumas regiões, será necessária a utilização do chamado “dial estendido”, que compreende as frequências que vão de 76 FM a 88 FM (canais 5 e 6 da TV analógica).
 
Produção de rádios com dial estendido
 
O MCTIC publicou nesta segunda-feira a portaria que obriga a disponibilidade do FMe (FM estendido) em receptores FMs produzidos no Brasil. A assinatura ocorreu durante o congresso da Abratel realizado nos dias 21 e 22 na capital paulista.
 
A assinatura foi realizada pelos ministros Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e Gilberto Kassab (MCTIC). A medida passa a ser válida a partir de sua publicação no Diário Oficial da União, podendo aumentar de forma significativa o acesso à faixa estendida (76 a 88 MHz), esta que será utilizada pelas migrantes AM-FM nos grandes centros brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, entre outras cidades e regiões.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Dia do Rádio, migração, radiodifusão, Brasília, Rio de Janeiro, Recife

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.