Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O processo de migração AM-FM está avançando e ocupando mais espaços no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso é…

Enquete

Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017 @ 07:47

NAB afirma que novo modelo do iPhone tem chip de FM, diferente do que informou a Apple

São Paulo - Pressão pela ativação do “chip FM” em aparelhos de Apple é ampliada após furacões e incêndios que atingiram os EUA

Publicidade

O iPhone tem ou não tem “chip” de recepção FM? A Apple afirma que, a partir do iPhone 7 (quando mudou a entrada do fone de ouvido), os aparelhos deixaram de contar com a capacidade de recepção de sinais em FM. Mas a NAB afirma que não é bem assim: Sam Matteny, vice-presidente executivo e CEO da NAB, afirma que o iPhone 8 (lançado em setembro) tem sim um chip capaz de receber rádios FM. A pressão pela ativação foi ampliada após furacões atingirem estados como a Florida e o Texas, além dos incendidos que castigaram o norte da Califórnia. 

Segundo reportagem do portal ZYDigital, Matteny cita análises independentes do hardware do iPhone realizadas por: ABI Research, TechInsights, iFixIt, EE Times, Barron e Gigazine para comprovar a presença do chip que é capaz de sintonizar rádios FMs no iPhone, independente da mudança do plug de fome de ouvido (deixou de existir a entrada p2 a partir do iPhone 7, cuja conexão de áudio passou a ser feita via entrada Lightning ou sem fio). A publicação foi uma resposta à afirmação da Apple sobre os modelos 7 e 8 não ter capacidade para recepção de FM.

Nos últimos meses a pressão para a ativação da recepção de rádios FMs nos celulares tem aumentado nos Estados Unidos, sendo que a Apple é o principal alvo dos pedidos (já que é dona da parcela majoritária dos celulares comercializados em território norte-americano). 

Confira aqui a análise do CEO da NAB no projeto Pilot: https://nabpilot.org/setting-the-record-straight-on-fm-radio-in-iphones/

Consumo com ou sem crise climática 

O consumo de radio off-line, que já estava em alta nos Estados Unidos, saltou nas regiões que foram atingidas por eventos climáticos severos, como furacões e incêndios. Segundo a Nielsen (instituto responsável por medições que apontam o comportamento do consumo de mídia nos Estados Unidos), o share do consumo de radio foi ampliado em agosto e setembro deste ano nas regiões atingidas pelos furacões, com destaque para o formato “news” (jornalismo). 

O avanço das rádios de formato “news” em setembro avançou em todas as faixas etárias, principalmente na comparação com o mesmo mês em anos anteriores. O avanço não é algo típico para o formato nesta época do ano, conforme destacou a Nielsen em seu relatório. Para se ter uma ideia, o crescimento foi na ordem de 54% para o consumo de rádios jornalísticas em Houston (cidade do Texas, uma das mais castigadas pelo furacão Harvey).

Um dos principais pontos na defesa de ativação da recepção FM nos celulares é a comunicação em eventos atípicos, quando há um grande congestionamento das redes de telefonia / internet. O radio também se mostra eficiente na disseminação de informações para a população independente do formato de programação da estação. Por exemplo: na Califórnia, atingida por incêndios devido ao tempo muito seco, as rádios informavam as condições da região, divulgavam contatos de autoridades (como o Call Fire), além de campanhas para ajudar a população em dificuldade. 

 

Com informações da NAB, Nielsen e ZYDigital

Tags: iPhone, chip FM, audiência, NAB, Apple, cobertura, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2018 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.