Quinta-Feira, 15 de Março de 2018 @ 10:57
São Paulo - Jovem Pan segue líder isolada no jornalismo na Grande São Paulo. Rádio chega a ser líder geral no inicio da manhã
O resultado da audiência FM, AM e WEB de São Paulo foi atualizado na semana passada e nele existem vários filtros na medição, estes que revelam panoramas gerais e também de formatos específicos. Em um deles, no jornalismo, o meio FM/AM seguiu a tendência de oscilação negativa no universo médio de ouvintes, isso na comparação com a pesquisa passada. Mesmo assim o mercado observou alguns destaques na movimentação do jornalismo. Acompanhe (trimestre dez/2017 a fev/2018):
Manhã
A Jovem Pan AM 620 FM 100.9 continua como líder isolada no formato de jornalismo em São Paulo, com destaque para o período da manhã, onde a emissora sempre crava o seu pico de audiência. A novidade na atual medição fica por conta do avanço obtido pela Jovem Pan entre 06h e 10h (segunda à sexta-feira), rádio que pulou para 159 mil ouvintes por minuto e ignorou a tendência de queda do meio rádio nessa faixa. O pico da Jovem Pan é entre 07h30-09h30, quando a rádio crava 178 mil ouvintes por minuto. Entre as concorrentes diretas no jornalismo, a líder foi a única rádio que variou de forma positiva entre 06h-10h (segunda à sexta-feira).
Esse recorte revela outro ponto importante: o começo do Jornal da Manhã, programa jornalístico da Jovem Pan, alcança a liderança geral do rádio na Grande São Paulo no recorte entre 06h e 07h30, algo inédito para o formato jornalístico, superando a líder geral Band FM 96.1. CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 aparecem na sequência, à frente das demais rádios musicais entre 06h-07h30 (segunda à sexta-feira), apontando assim a relevância do formato para o início da faixa comercial na Grande São Paulo.
Entre 10h e 12h (segunda à sexta-feira) a Jovem Pan também foi a única rádio jornalística que variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior, ficando sempre acima dos 100 mil ouvintes por minuto nesses períodos.
Variações e “Boechat”
No recorte 06-10h, a CBN tem a vice-liderança de forma isolada no formato jornalístico, assim como nas medições anteriores. Já entre 07h30-09h30, quando o âncora Ricardo Boechat comanda o horário da BandNews FM 96.9, a emissora pula para a vice-liderança do formato. Já a Rádio Bandeirantes aparece na vice-liderança do jornalismo entre 10h e 11h30, durante o programa de José Luiz Datena, mas no recorte entre 11h30 e 12h00 a CBN reassume a posição. As duas emissoras aparecem bem próximas nesses períodos.
Volta para casa
A Rádio Bandeirantes segue avançando no período da tarde, na faixa horária do programa “Bastidores do Poder” (17h às 19h/segunda à sexta-feira). A rádio mantém a vice-liderança do jornalismo às 17h e acirra a disputa pela condição na faixa das 18h, sendo a emissora que mais variou de forma positiva neste recorte entre as rádios jornalísticas de São Paulo.
Entre 17h e 19h a liderança segue de forma isolada com a Jovem Pan, que também está acima dos 100 mil ouvintes por minuto nesse recorte. Entre 18h e 19h a emissora apresentou variação positiva em sua média na comparação com a pesquisa passada.
AM e FM?
A soma das audiências AM e FM no segmento é comum pelo mercado, considerando que as principais rádios do segmento jornalístico contam com transmissões simultâneas nas duas faixas. Em São Paulo isso acontece com rádios como a já citada Jovem Pan, além de CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840. A BandNews FM 96.9 e a Eldorado FM 107.3 são as concorrentes “só FM” no formato de jornalismo.
No Rio e em Porto Alegre também ocorre a soma das faixas para destacar o desempenho de atrações importantes das rádios que possuem transmissões simultâneas.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.