Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 19 de Março de 2018 @ 07:46

Panorama: 104 FM e Rádio Gaúcha avançam de novo na audiência FM da Grande Porto Alegre

Porto Alegre - Atlântida continua no “top 3” em períodos importantes da pesquisa. Rádio Caiçara ganha posição

Publicidade

O mercado da capital gaúcha acompanhou recentemente mais uma atualização do panorama da audiência FM local. A pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media apontou uma leve oscilação negativa no universo de ouvintes por minuto do FM na comparação com a pesquisa anterior, porém os números seguem em alta se for considerada a média histórica. O resultado foi muito positivo para as líderes, que ampliaram a distância que as separam das demais FMs. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre dezembro de 2017 a fevereiro de 2018):

Top 3 em alta

As duas primeiras colocadas no ranking da audiência média na Grande Porto Alegre continuam se destacando devido a vários fatores. A 104 FM 104.1, líder isolada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), e a Rádio Gaúcha FM 93.7 continuam com médias expressivas de audiência. Numa comparação histórica, os volumes atuais das duas FMs são bem superiores às médias registradas por elas e por outros projetos nos últimos anos, superando a casa dos 60 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na pesquisa atual as duas FMs ampliaram as suas médias na comparação com a medição anterior. É preciso multiplicar a audiência média da terceira colocada geral para alcançar o volume da Rádio Gaúcha, isso dá uma dimensão do bom momento vivido pelas líderes.

Apesar da distância, o resultado obtido pela Atlântida FM 94.3 (novamente isolada em terceiro geral) é expressivo. O atual volume de ouvintes por minuto da emissora é superior à média histórica da FM nesses últimos anos. E, na comparação com o resultado anterior, a Atlântida está estável no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

“Embolado” 

A Rádio Caiçara FM 96.7, estável no ranking, foi beneficiada pela atual movimentação do meio, alcançando assim a quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio popular é seguida de perto pela Mix FM 107.1, que fecha o “top 5” nesse mesmo período. Detalhe: as duas FMs não estão distantes da Atlântida e a diferença entre as duas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é mínima, inferior a 100 ouvintes na média por minuto nesse período.

Mais destaques

A Rádio Alegria FM 92.9 é a emissora mais próxima do “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que segue evoluindo de forma positiva no ranking. E a FM puxa uma “fila”, com as rádios Continental FM 98.3, Farroupilha FM 92.1 e Rádio 88.7 FM 88.7 próximas da 92.9 FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale também o destaque para as estabilidades da 92.1 FM (esta que contará com mudança em seu projeto a partir de abril, com a estreia da 92), da Continental (líder no adulto-contemporâneo) e da Rádio 88.7 (também conta com uma de suas melhores marcas históricas na Grande Porto Alegre).

A Antena 1 FM 89.3, emissora que vem de alta na medição passada, fecha o “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e está estável na atual pesquisa. A Rádio 102.3 FM 102.3, uma das novidades do mercado gaúcho, se aproxima do “top 10” ao apresentar uma variação positiva consistente em sua média de audiência.

Liberdade FM 104.9, Jovem Pan FM 90.7 e Rádio Grenal FM 95.9 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com destaque para a nova variação positiva da 90.7 FM (ganha mais uma posição na comparação com a pesquisa anterior).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Porto Alegre, Kantar, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.