Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 09 de Abril de 2018 @ 07:44

Cobertura das manifestações sobre a prisão de Lula tem agressão a jornalistas e recorde de audiência da Jovem Pan nas redes sociais

São Paulo – Agressões ocorreram contra os profissionais e também contra os carros das emissoras

Publicidade

Jornalistas que estavam fazendo a cobertura das manifestações pró e contra a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva sofreram agressões por parte dos manifestantes neste final de semana. Os atos de violência contra os profissionais de rádios e outros meios de comunicação foram desde ovadas, chutes, até a destruição dos carros das emissoras e aconteceram em várias capitais brasileiras. Por outro lado, a Jovem Pan AM 620 FM 100.9 registrou seu maior índice de audiência durante a cobertura da prisão de Lula.

Um grupo de militantes cercou e insultou Pedro Duran, da da CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrava desde quinta-feira (5). Grades foram atiradas contra o jornalista, que teve que ser protegido pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) e seus seguranças. Duran foi colocado num elevador para se refugiar. Um repórter do Estado também foi agredido por um apoiador de Lula enquanto apurava informações.

As agressões a jornalistas foram recorrentes nas manifestações contra a prisão de Lula. Houve registros em São Bernardo e em Brasília. Um carro do Correio Braziliense foi apedrejado na capital federal e um fotógrafo do Estado foi atingido por ovos na cidade do ABC paulista. 

Pelo menos quatro repórteres do Grupo Bandeirantes de Comunicação também foram agredidos. Profissionais da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 e da BandNews FM 96.9 de São Paulo precisaram ser retiradas do local por questões de segurança e foram para um estacionamento. O veículo da BandNews FM também teve um dos vidros quebrados. Equipes de afiliadas da BandNews FM em outras capitais também foram agredidos. O repórter Caio Rocha, da Jovem Pan AM 620 de São Paulo também foi intimidado por manifestantes.

Curitiba

Equipes de reportagem também foram hostilizadas em frente à Polícia Federal em Curitiba. Os maiores alvos são as equipes de televisão, como Globo e SBT. Gritos de ordem contra a imprensa são feitos nos momentos em que os repórteres fazem passagens ao vivo ou gravam falas diante das câmeras. Não há informação sobre casos de agressão físicas.

Fortaleza

Em Fortaleza, os ataques ocorreram contra a sede do Sistema Verdes Mares de Comunicação, na noite deste sábado (7), em Fortaleza (CE). Após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiadores de Lula tentaram entrar na TV Verdes Mares, forçando um dos portões do estacionamento e quebrando as portas de vidro de acesso à emissora. Os atos de vandalismo atingiram também a Rádio Verdes Mares AM 810, com a pichação de muros e paredes com tinta vermelha.


Sede da Verdes Mares também foi atacada em Fortaleza

Repercussão

Entidades de defesa à liberdade de imprensa repudiaram as agressões contra jornalistas. A Abraji voltou a manifestar preocupação e pediu que políticos e líderes de movimentos colaborem para garantir a integridade física dos profissionais de imprensa.

"A Abraji está atenta aos casos de agressão e intimidação de jornalistas, registrando-as e buscando informações. Com tal violência, perdemos todos. Fragiliza-se um dos pilares da democracia: a liberdade de expressão", comunicou a associação, em nota.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) publicaram nota conjunta na sexta contra os ataques à imprensa na cobertura da prisão de Lula.

"Toda essa violência injustificável e covarde decorre da intolerância e da incapacidade de compreender a atividade jornalística, que é a de levar informação para os cidadãos. Além de atentar contra a integridade física dos jornalistas, os agressores atacam o direito da sociedade de ser livremente informada", comunicaram as entidades.

Jovem Pan registra recorde de audiência durante a cobertura

Apesar dos atos de violência contra jornalistas, a Jovem Pan tem motivos para comemorar. A emissora registrou mais de 2 milhões e 600 mil visualizações em seu perfil no Youtube. Desde sexta-feira (6), as emissoras do Grupo Jovem Pan estão registrando índices elevados de audiência durante a expectativa do cumprimento do mandado de prisão e a efetivação da prisão do ex-presidente Lula da Silva.

Além do perfil no Youtube, a rádio também apresentou números expressivos em seu perfil no Facebook e pelo streaming de seu site. A rádio teve mudanças nos horários dos programas em virtude da flexibilização da A Voz do Brasil.

Com informações do Estadão e Jornal do Brasil


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, cobertura, manifestação, Lula, jornalismo, prisão, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.