Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Abril de 2018 @ 15:02

Reta final de abril conta com estreia de mais uma Transamérica Hits em Minas Gerais, mudança em Fortaleza e outras novidades

São Paulo - Futura CBN de Jales (SP) já está no ar em expectativa. Rádio Clube de Patos de Minas começa a operar em FM

Publicidade

Abril começou com um ritmo menos intenso do que os primeiros três meses de 2018 no volume de novidades no dial FM/AM brasileiro, mas a situação mudou a partir da segunda quinzena. Nos últimos dias o rádio viu várias mudanças, sendo que algumas também preparam “terreno” para outras novidades que são aguardadas para maio. Fortaleza já conta com alteração em seu espectro, enquanto a CBN já prepara terreno para três novas afiliadas. Porto Alegre já tem uma nova rádio em 92.1 FM, enquanto a migração AM-FM volta a avançar por Minas Gerais. Acompanhe o que já foi antecipado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

No último sábado (21) os ouvintes da capital cearense acompanharam o encerramento da Beach Park FM 92.9, estacão de formato adulto-contemporâneo que ocupou este canal em FM de Fortaleza. A sintonia 92.9 FM passou a veicular uma programação musical ainda na linha adulta, porém sem relação com a grade anterior e também não anuncia o que irá ocupar a faixa. Conforme antecipado pelo tudoradio.com, a Jovem Pan News deve estrear neste canal, enquanto a Beach Park FM retomará a sua operação no dial FM através da futura 102.7 FM.

Hoje (23) o interior de Minas Gerais acompanhou duas novidades promovidas pelo processo de migração AM-FM no rádio brasileiro. A Transamérica Hits FM 98.1 de Ipatinga já está no ar, estação que antes operava na faixa AM através da sintonia 1270 AM. A rede paulista já era aguardada na região, conforme antecipado pelo tudoradio.com. Vale lembrar que a estreia de hoje amplia ainda mais a já forte presença da Transamérica Hits no estado, rede que também opera a partir da capital (Transamérica Hits FM 88.7 de Belo Horizonte).

A segunda novidade em Minas Gerais aconteceu na região de Patos de Minas, esta que passou a acompanhar a transmissão em FM da Rádio Clube FM 98.3, emissora originada em 770 AM e que deverá adotar o nome Rádio Clube 98 FM em breve. A informação foi antecipada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com na data de hoje (23).

Novamente sobre redes, o interior de São Paulo percebeu o inicio das atividades da futura CBN FM 99.3 de Jales, concessão nova no noroeste paulista. Até o presente momento a rádio está apenas executando música, mas deve estrear como afiliada da rede “all-news” do Sistema Globo de Rádio a partir de 9 de maio. Vale lembrar que o mesmo interior paulista viu o início das operações da CBN FM 106.9 de Catanduva, esta que também está em fase de expectativa para a sua estreia na região.

A CBN ainda contou com outra novidade no interior do país: na última semana foi iniciada as atividades da CBN FM 96.3 de Manacapuru, cidade amazonense que é próxima de Manaus (AM). A nova afiliada é uma migrante AM-FM integrate da “mini-rede” CBN Amazônia, esta com operações em capitais como Manaus, Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Macapá (AP).

Novamente no interior paulista, a região próxima à Olímpia (SP) percebeu o inicio das atividades da 88 FM 88.5 de Severínia, concessão nova no estado de São Paulo que ainda está em fase de implantação. A informação também foi antecipada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Retornos e estreias

João Pessoa passou a acompanhar a programação religiosa/gospel da 107 FM 107.7, emissora que substituiu a Feliz FM na capital da Paraíba. Já em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) a Rádio H’ora FM 92.3 concluiu o seu processo de migração da faixa AM para o dial FM. E Teresina (PI) viu o inicio das atividades da Rádio Restaurar FM 92.7, outro projeto de perfil religioso/gospel. Essas novidades também foram antecipadas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Outra estreia que foi acompanhada e contou com ampla divulgação de vários veículos, inclusive do tudoradio.com, foi a da Rádio 92 FM 92.1 de Porto Alegre, projeto de rádio musical/eclética de operação do Grupo RBS. Com isso a Rádio Farroupilha ficou restrita à sintonia 680 AM.

E de retorno, ainda no sul, a Rádio Difusora Caxiense AM 1250 retomou a sua transmissão em Caxias do Sul (RS), estação que estava fora do ar há alguns meses.

Expectativas

Várias movimentações ocorridas em abril preparam terreno para novidades previstas para maio. Uma delas é a já citada e aguardada inauguração da Jovem Pan News FM 92.3 de Fortaleza, além da Beach Park FM 102.7. O tudoradio.com também apura a situação da Alpha FM 94.9 do Rio de Janeiro, canal e marca que deverão contar com novidades no mercado fluminense a partir do próximo mês. O portal irá abordar o assunto já nos próximos dias.

Novamente sobre a Transamérica Hits, vale lembrar que a rede chegou a Linhares (Transamérica FM 103.3) na primeira quinzena de abril, processo que faz parte da expansão da marca pelo Espírito Santo (esta que também chegou a Santa Teresa). Antes a rede já havia inaugurado a Transamérica Hits FM 90.9 de Cachoeiro de Itapemirim, além das “afiliadas Pop” Transamérica FM 91.9 da Grande Vitória e Transamérica FM 90.7 de São Mateus.

Acompanhe todas as novidades do rádio brasileiro em tempo real através do Mapa da Atualização do tudoradio.com - clique aqui.

Tags: Mapa da atualização, histórico, mês, Dials, Rádios ao vivo, migração AM-FM, expectativas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.