Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O processo de migração AM-FM está avançando e ocupando mais espaços no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso é…

Enquete

Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018 @ 18:45

Extra: Feliz FM muda de canal a partir de maio no Rio de Janeiro e assume a sintonia 94.9 FM

Rio de Janeiro - Alpha FM encerra curta trajetória no Rio de Janeiro, projeto que estava em evolução na audiência FM carioca

Publicidade

A rede liderada pela Feliz FM 92.9 de São Paulo vai mudar de canal no Rio de Janeiro. Segundo expectativa da própria rede, a partir de 1º de maio a programação da marca deve migrar dos atuais 89.5 FM para 94.9 FM, estação esta que estava operando como Alpha FM. A Feliz FM já havia iniciado as suas operações através da sintonia 540 AM no início de abril, estação que assim como a 94.9 FM é originalmente controlada pelo Grupo Fluminense. Até o presente momento não há informação sobre qual projeto ocupará a faixa da 89.5 FM.

Até o dia 8 de junho a Feliz FM deverá ocupar os dois canais em FM, fato que irá ajudar na migração para 94.9 FM da audiência que hoje está acostumada com a rádio em 89.5 FM. Já a data de entrada no novo canal ainda não foi oficializada, mas deverá ocorrer no próximo dia 1º. 

A rede Feliz FM está presente no mercado carioca desde fevereiro de 2015, substituindo a Rádio Globo em 89.5 FM (esta que, na ocasião, passou a operar em definitivo em 98.1 FM). Já a 94.9 FM passou os últimos anos com a operação do Grupo Bandeirantes de Comunicação, primeiro com a BandNews FM no canal (entre 2005 e 2017) e, na sequência, com a Alpha FM na sintonia.

Desde o começo do mês de abril a Feliz FM já estava com a sua programação de formato gospel sendo repetida pela 540 AM, substituindo assim a antiga Rádio Fluminense.

A 94.9 FM encerrou a sua operação local como Alpha FM na última sexta-feira (20), mas seguiu com a identificação da rádio e executando uma grade de formato adulto-contemporâneo até esta semana.

Vale lembrar que a Feliz FM ocupa a liderança em seu formato de programação (gospel) em mercados como São Paulo e Salvador (Kantar Ibope Media), perfil este que tem a Rádio Melodia FM 97.5 como líder geral no Rio de Janeiro.

Trajetória da Alpha FM no Rio

A Alpha FM chegou ao Rio de Janeiro em junho do ano passado, fruto de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação (que opera o canal desde 2005) e o Grupo Camargo de Comunicação (GC2, responsável pela Alpha FM). Com menos de um ano no ar, a Alpha FM tem evoluído gradualmente na audiência carioca, mercado que conta com várias FMs voltadas ao formato adulto-contemporâneo. Na última medição de audiência, divulgada no início deste mês ao mercado, a Alpha FM cravou o seu melhor resultado e passou a disputar posições de maior destaque no ranking carioca.

Para se ter uma ideia do desempenho da Alpha FM, por exemplo, na audiência on-line a rádio já figurava na segunda colocação mensal entre as estações do mesmo perfil no Rio de Janeiro dentro do diretório do tudoradio.com (Rádios ao vivo e Dials FM/AM tudoradio.com), isso segundo medição aferida pelo Google Analytics. 

O alto custo operacional dos canais em FM do Rio de Janeiro tem vitimado vários projetos de rádios, fator que não tem acompanhado a audiência crescente (interesse dos ouvintes locais), já que a maioria das saídas ocorreram quando as FMs em questão estavam em seus melhores momentos. Os casos mais recentes ocorreram com a Rádio Mania em 102.9 FM (esta que já está no ar novamente em 91.1 FM) e a Fanática FM 104.5 (deixou o dial FM no final de março passado).

Sediada em São Paulo, a Alpha FM conta com um projeto de rede que está em fase de implantação, com resultados positivos em Goiânia (onde já lidera a audiência do formato adulto-contemporâneo) e Rio de Janeiro (audiência crescente). 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Alpha FM, Rio de Janeiro, Feliz FM, São Paulo, Fluminense, rede

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2018 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.