Sexta-Feira, 06 de Julho de 2018 @ 11:16
São Paulo - Volumes de audiência das rádios Jovem Pan, CBN, BandNews FM e Rádio Bandeirantes cravam patamares expressivos no ranking geral no comercial
Ontem (5) o tudoradio.com repercutiu a atualização de mais um panorama da audiência FM em São Paulo. Conforme já destacado, eventos como Copa do Mundo e a greve dos caminhoneiros podem ter pesado na movimentação da audiência na capital paulista. Mas a evolução das FMs de formato “jornalístico” já estavam apresentando uma evolução antes desses eventos pontuais, principalmente nos recortes “comerciais”. Acompanhe (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira/trimestre abril a junho de 2018):
A afirmação sobre a evolução da audiência no formato jornalístico considera os últimos três resultados, ou seja, os trimestres fevereiro a abril, março a maio e o atual abril a junho. A BandNews FM 96.9 é a rádio que tem mais evoluído se comparada a média histórica da FM nesse período, considerando os últimos três resultados e também os volumes registrados pela 96.9 FM no ano passado. Hoje a BandNews FM supera os 63 mil ouvintes por minuto no comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), rádio que historicamente oscilava entre 45 a 55 mil entre 2017 e o começo de 2018.
Em relação aos três últimos resultados no recorte das 07h-19h(FM+WEB/segunda à sexta-feira), a CBN FM 90.5 também é um dos principais pontos que mostram essa evolução: no filtro comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) a rádio evoluiu de uma média de 65 mil ouvintes por minuto para valores que superam os 72 mil, ganhando posições em rankings gerais (inclusive no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).
A Jovem Pan FM 100.9 (que nas principais faixas do jornalismo conta com programas no formato “all-news” e historicamente lidera nesses horários) e a Rádio Bandeirantes FM 90.9 também mostram a evolução recente desse formato, enquanto a média geral do FM oscilou pra baixo. A 100.9 FM apresentou boa melhora em sua média na comparação com a medição anterior, fato que a reposicionou no “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já a Rádio Bandeirantes mostrou leve melhora em suas médias nos principais períodos da pesquisa, na comparação com a última atualização.
Copa do Mundo
Além da necessidade por notícias devido aos efeitos causados pela greve dos caminhoneiros entre o final de maio e começo de junho, a Copa do Mundo entrou em cena a partir do último dia 14. Esses quatro principais “players” do jornalismo contam com cobertura do torneio mundial, algo que também pode contribuir para essa movimentação da audiência (apesar da Copa ainda ter impactado pouco com as transmissões dos jogos - um pouco mais de 15 dias em uma pesquisa que considera um trimestre - mas as rádios licenciadas já contavam com coberturas prévias do mundial).
Outra prova desse movimento é a Transamérica FM 100.1. A rádio também é uma das emissoras que detém direitos de transmissão do Mundial e conta com uma grade especial para a Copa. E a evolução de audiência da emissor é constante. Hoje a Transamérica crava uma de suas melhores marcas de audiência na comparação com os últimos anos, principalmente em períodos gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.