Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 12 de Julho de 2018 @ 09:23

TSE orienta instituições e empresas de comunicação sobre divulgação do resultado das eleições

Brasília - A medida permite que emissoras de Rádio e TV possam informar os votos recebidos por cada candidato no dia da eleição em tempo real

Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início nesta segunda-feira (9) à fase de preparação para que instituições e veículos de comunicação interessados em divulgar os resultados das eleições possam utilizar os dados gerados diretamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida permite que emissoras de TV, de rádio, grandes portais de internet e jornais, por exemplo, possam informar os votos recebidos por cada candidato no dia da eleição em tempo real, a partir do encerramento da votação às 17h.

O chefe da Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados do TSE (Setot), Júlio Valente, conduziu a reunião e explicou que a participação dos órgãos de imprensa permite a disseminação das informações de forma democrática. “A imprensa brasileira é muito pulverizada e consegue ter uma capilaridade que nós, sozinhos, não teríamos. Então, são parceiros fundamentais para fazer a informação chegar ao cidadão”, afirmou.

Nesta primeira reunião, foram convidados os gestores das instituições, que puderam conhecer as regras de utilização dos dados e arquivos que serão fornecidos pelo TSE. Além de conhecer o passo a passo desse processo, os participantes foram alertados para a proibição de alterar qualquer conteúdo divulgado pelo Tribunal, bem como sobre a impossibilidade de cobrar por tais serviços, que são totalmente gratuitos.

Outra reunião será realizada ainda hoje, a partir das 14h30, com profissionais da área técnica das empresas. O objetivo é discutir as atualizações dos softwares e de que forma se dará a manipulação do material a ser disponibilizado.

Uma das novidades deste ano é que qualquer instituição interessada poderá participar da divulgação dos resultados, não sendo necessário realizar cadastramento prévio. Isso porque, conforme explicou Júlio Valente, as informações ficarão disponíveis no formato nuvem, o que não limita a quantidade de acessos. A estrutura permite que milhares de pessoas visualizem as informações sem que ocorram interrupções ou falhas, fazendo com que o acesso seja mais dinâmico.

Para os representantes de veículos que estão fora de Brasília e não puderam acompanhar as explicações, o conteúdo está disponível na página do TSE no YouTube. Os interessados em compartilhar as informações no dia da eleição também devem se inteirar das regras que estão na Resolução de Atos Preparatórios (Resolução TSE nº 23.554/2018), a partir do capítulo VI e artigo 238.

Dúvidas sobre o tema podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Com informações da ACAERT

Tags: Rádio, TSE, eleições, divulgação, resultado, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.