Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Agosto de 2018 @ 07:44

SET Expo 2018 | Combate às fake news por meio da tecnologia será discutido no Congresso SET EXPO

São Paulo – Congresso teve início nesta segunda-feira (27) e segue até a próxima quinta-feira (30). Feira será aberta nesta terça-feira (28)

Publicidade

As fake news (notícias falsas), que têm o poder de manipular tendências sociais, econômicas e políticas, estão no centro das grandes discussões, no Brasil e no mundo, quando o assunto é tecnologia e redes sociais. Esse importante debate fez parte do primeiro dia do Congresso SET EXPO 2018, maior congresso de capacitação e atualização profissional da América Latina, que foi aberto nesta segunda-feira (27) e segue até a quinta-feira (30), no Centro de Convenções do Expo Center Norte. O evento é organizado pela SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, que este ano completa 30 anos.

Entre os painéis que foram realizados nestaa segunda-feira, o que tratou sobre “Jornalismo de Dados” abordou temas como evolução do big data, novas tecnologias de inteligência artificial e processamento de linguagem natural, abertura de dados públicos e uso massivo de redes sociais. A jornalista Bárbara Libório, da Editora Aos Fatos, falou sobre como a tecnologia pode combater as fake news. 

Ela abordou o projeto Fátima, de desenvolvimento de inteligência artificial na área de checagem de fatos. Fruto de uma parceria com o Facebook na área de educação para a mídia, Fátima é um robô para Messenger que orientará as pessoas sobre como trafegar no universo de informações na internet. Fátima vem de “FactMa”, abreviação de “FactMachine”.

A visualização de dados na web foi outro tema discutido, com o palestrante Helder da Rocha, Consultor e Instrutor da Argo Navis Tecnologia e Arte. A palestra teve uma breve introdução sobre visualização de dados e mostrará uma seleção de exemplos que usam o poder da web para revelar dados através de gráficos e mapas interativos, além de discutir as principais tecnologias, ferramentas e serviços que podem ser usados para criar visualizações interativas para a web.

O Congresso SET EXPO 2018 também vai reunir quatro dos maiores especialistas do cenário nacional na área de jornalismo e tecnologia para debater como as estruturas de produção, geração e apuração jornalísticas evoluem de acordo com o impacto dos avanços tecnológicos. Roberto Cabrini (SBT), Raimundo Lima (SBT), Paulo Zero (Globo) e Hugo Gaggioni (Sony) estarão juntos no painel “Jornalismo e Esporte Avançado – Produção Remota”, no dia 29 de agosto, a partir das 11h30.

Dia do Rádio

Como vem sendo realizado nos últimos anos, o Rádio terá um dia voltado exclusivamente para assuntos referentes ao setor. O dia 29 foi reservado para palestras e painéis, que serão ministrados por especialistas em radiodifusão das 11h30 às 13h, na Sala D. A programação que contará com três painéis em destaque conforme destacado anteriormente pelo tudoradio.com. No último deles, em relação à sequência da grade, profissionais dos grupos Band Rádios, Grupo RBS e Grupo Jovem Pan debaterão as alternativas do rádio em relação ao conteúdo e sua distribuição. Um especialista em análise de audiência também está no painel.

Eduardo Cappia (EMC, AESP e SET) vai moderar o painel que será iniciado às 16h00 na sala 16. Entre os palestrantes confirmados estão: Juliana Simomura (gerente de marketing do Band Rádios, que irá falar sobre “Tradição e Inovação no Mercado”), Carlos Aros (jornalista da Jovem Pan AM 620 FM 100.9 de São Paulo, com a palestra “Rádio On-Line - Imagem/Áudio - Novos Hábitos”), Luciano Costa Hoerbe (gerente de redes do Grupo RBS, com a palestra “O Negócio Rádio - Hoje - Preparação para o futuro”) e Gilberto Gonçalves de Souza (especialista em análise de audiência - AB 25+).

O “Dia do Rádio” também contará com outros dois painéis importantes, programação iniciada a partir das 11h30 da próxima quarta-feira (saiba mais).

Clique aqui e acompanhe a cobertura do tudoradio.com sobre o SET EXPO 2018

Tags: Rádio, SET EXPO, radiodifusão, tecnologia, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.