Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 18 de Março de 2019 @ 07:45

Panorama: 98 FM mantém a liderança em Curitiba. BandNews FM dispara

Curitiba - Ouro Verde FM e Jovem Pan FM também apresentam variações positivas. Rádio Banda B crava sua melhor marca em FM

Publicidade

O rádio curitibano conheceu na semana passada a mais recente atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. Assim como nos mercados já destacados pelo tudoradio.com neste mês (São Paulo, Rio e Belo Horizonte), a capital paranaense também viu oscilação negativa na média de ouvintes por minuto no universo. Porém a variação foi muito pequena. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro-18 a fevereiro-19):

Top 3 é das populares

Nada muda no top 3 em relação ao resultado passado. As três primeiras colocadas acompanharam a variação do meio. Isso não deixa de ser bom para a 98 FM 98.9, emissora que havia assumido a liderança geral nos principais períodos da pesquisa a partir da medição passada e viu essa condição ser mantida na atual. No resultado de janeiro a 98 FM já aparecia na liderança do 05h-05h/todos os dias e, em fevereiro, avançou nos demais filtros. A rádio também segue mantendo uma certa distância de suas concorrentes diretas.

A Caiobá FM 102.3 mantém a vice-liderança nos principais períodos da medição e viu a sua situação ficar um pouco mais confortável do que na pesquisa passada, quando a posição era definida nos detalhes. A Massa FM 97.7 aparece logo na sequência e fecha o top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

As duas FMs também contam com volumes expressivos, ou seja, as três primeiras colocadas estão mais próximas entre si do que em relação às demais FMs medidas na pesquisa.

Sequência

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), que conta com o complemento do top 5 no FM, são dois resultados positivos: a Ouro Verde FM 105.5 (líder isolada no adulto-contemporâneo) ignorou a variação negativa do meio e viu seu índice oscilar de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. O mesmo aconteceu com a Jovem Pan FM 103.9, líder no jovem/pop, FM que também variou positivamente.

Um dos destaques da medição (e maior avanço da pesquisa) ficou com a BandNews FM 96.3 (jornalismo), rádio que pulou para a sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora curitibana seguiu a tendência de crescimento que foi vista na mesma rede em São Paulo, provavelmente impulsionada pelos eventos jornalísticos atípicos, incluindo a comoção relacionada à morte de Ricardo Boechat.

O avanço da BandNews FM posicionou a emissora entre a Clube FM 101.5 (popular, que está estável em sexto geral) e a frente da Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel, líder em seu formato). Isso no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, fechando o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), três rádios registraram valores muito próximos. São elas: Transamérica FM 100.3 (jovem/pop-esportes), Mundo Livre FM 93.9 (adulto/alternativo) e Rádio Banda B FM 107.1 (popular/jornalismo-esportes). 

Detalhe sobre a Rádio Banda B: o atual volume registrado pela 107.1 FM é o maior que a emissora obteve na frequência (esta que começou a ser trabalhada no ano passado), entrando de vez na disputa pelo top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos. O volume de audiência da FM também se aproxima do que a Banda B tem em 550 AM (somando as duas a Banda B fica em quarto geral no rádio AM+FM+WEB).

Veja também:
> Panorama: 98 FM dispara na liderança geral de audiência em Curitiba 

Importante: entenda o ranking
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.