Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você acredita que as smart-speakers (caixas de som inteligentes) vão substituir o rádio AM/FM nas residências brasileiras à exemplo do que ocorre nos EUA?

Enquete

Quinta-Feira, 09 de Maio de 2019 @ 07:43

Panorama: JB FM dispara e aparece na liderança geral da audiência FM no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Super Rádio Tupi também apresenta forte alta em seu índice. Rádio Cidade chega ao top 10

Publicidade

O Rio de Janeiro teve uma quarta-feira (8) bem movimentada após a atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. A leve oscilação negativa do meio FM na comparação geral (o que não é uma tendência no Rio) não impediu com que alguns recordes fossem batidos por FMs importantes. E, após muito tempo, há uma rádio diferente na primeira colocação geral. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2019):

Nova líder geral no FM

É inédito: a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) é a nova líder geral de audiência no Rio de Janeiro. A afirmação é baseada no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas a emissora assume essa condição em períodos como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). 

O resultado é histórico por vários motivos: o primeiro é pelo fato da JB FM nunca ter ocupado essa colocação no Rio de Janeiro. Em segundo, a novidade acontecer em alta, ou seja, a 99.9 FM conseguiu esse feito ao avançar de forma consistente no ranking de audiência, cravando uma média superior a 238 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e 300 mil no 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Trata-se do maior volume de audiência do país numa mesma sintonia.

Outro detalhe importante é que a JB FM interrompe (no momento) uma alternância de liderança entre Rádio Melodia FM 97.5 (gospel, rádio que vinha liderando com frequência no Rio) e FM O Dia FM 100.5 (popular/hits). Também é a primeira vez que o formato adulto-contemporâneo chega na primeira colocação.

200 mil

O Rio de Janeiro continua batendo recordes de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos. Não é possível dizer que emissoras como Rádio Melodia FM e FM O Dia estão "em baixa", pois ambas estão acima da marca dos 200 mil ouvintes por minuto nos principais períodos da medição.

O mesmo ocorre com a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), rádio que apresentou uma forte variação em seu volume de audiência na comparação com a pesquisa anterior e se aproxima também do topo do ranking FM. Sem a medição AM, ou seja, considerando apenas o volume da 96.5 FM, a Super Rádio Tupi cravou uma marca que supera os 200 mil ouvintes por minuto em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A 93 FM 93.3 (gospel) também variou de forma positiva e fecha o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Rádio Mix FM 102.1, Rádio Globo FM 98.1 e BandNews FM 90.3 aparecem na sequência, com detalhe para a 90.3 FM que ignorou a atual variação negativa do meio FM carioca e ampliou a sua média de audiência. A emissora de formato all-news é seguida pela Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo), FM que também está bem posicionada no Rio.

A novidade no top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a presença da Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock). Inaugurada em fevereiro passado (ou seja, a atual medição é a primeira que contempla um período cheio da 102.9 FM com a atual programação), a emissora já aparece em décimo geral e com uma média superior ao índice que a FM registrou durante o último ano da sua passagem anterior no dial do Rio. 

E a Rádio Cidade também obteve o segundo maior avanço na média de ouvintes por minuto da pesquisa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), atrás apenas da JB FM.

Veja também:
> Panorama: JB FM e Super Rádio Tupi impulsionam a alta do FM no Rio de Janeiro 
> Webcast Metrics: Jovem Pan, JB FM e NovaBrasil FM já se destacam no consumo de áudio digital entre players da América Latina 
> Artigo: Pesquisas são caras? Sim, mas pode garantir a sobrevivência do meio rádio 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.