Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 14 de Junho de 2019 @ 10:48

Panorama: Clube FM mantém a liderança de forma isolada em Brasília. CBN e Antena 1 acirram disputa por posição

Brasília - Atividade FM e Jovem Pan FM segue isoladas em suas respectivas colocações no ranking geral

Publicidade

O Distrito Federal acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. No geral, poucas novidades foram vistas em Brasília em relação às colocações das primeiras colocadas. O top 3 está mais definido em períodos gerais, mas há uma disputa mais intensa no top 5. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2019):

Top 3 mais definido

Com o avanço nos números da Clube FM 105.5 (popular/hits), o top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) passa a ficar mais definido. A atual líder ampliou a sua vantagem para as demais FMs medidas na pesquisa e cravou a sua melhor marca de audiência neste ano de 2019, se consolidando assim nessa colocação. Isso também fez com que o teto de audiência da pesquisa FM+WEB fosse ampliado no Distrito Federal.

Atividade FM 107.1 (popular/sertanejo) e Jovem Pan FM 106.3 (jovem/pop, líder isolada em seu formato) aparecem na sequência do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cada uma isolada em sua respectiva colocação. Vale lembrar que as três primeiras colocadas continuam respondendo por cerca de 40% do share da audiência FM+WEB do Distrito Federal.

Mais destaques

É intensa e em alto nível a disputa de colocações entre CBN FM 95.3 (líder no jornalismo) e Antena 1 FM 93.7 (líder no adulto-contemporâneo). No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a posição de cada uma, rádios que completam o top 5, é definida nos detalhes. Já em períodos comerciais, como 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a CBN amplia um pouco a sua vantagem para a concorrente.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a JK FM 102.7 (popular/hits) aparece isolada em sua colocação, seguida neste período pela Metrópoles FM 104.1 (popular/hits), emissora que tem evoluído progressivamente na medição de audiência.

Outra rádio que está com um volume superior à sua média recente é a Rádio Mix FM 88.3 (jovem/pop), que aparece isolada em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). BandNews FM 90.5 (jornalismo) aparece na sequência.

Também é destaque o avanço progressivo da Alpha FM 89.9 (adulto-contemporâneo) em Brasília. A rádio cravou um resultado bem superior aos índices obtidos pela FM no final de 2018. Vale lembrar que a emissora completou apenas 1 ano no ar em abril, mas foi a partir de agosto de 2018 que a FM teve uma efetiva melhoria técnica de seu sinal.

Importante: entenda o ranking
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 23 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência em Brasília.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Distrito Federal: clique aqui.
 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Brasília, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.