Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Julho de 2019 @ 10:48

Rádio Globo estreia sua nova fase e mudança impacta a distribuição de formatos em São Paulo e no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Nova alteração no projeto da Rádio Globo coloca mais uma concorrente popular nos dois principais mercados do país

Publicidade

Mercados como São Paulo e Rio de Janeiro ganharam mais um "competidor popular" nesta segunda-feira (15). A parti de hoje, a Rádio Globo iniciou a sua nova fase, projeto que teve a sua linha alterado para o perfil popular/hits e estreou sua programação definitiva a partir das 06h00. Inspirada em outro competidor de peso, a BH FM 102.1 (lidera a audiência em Belo Horizonte), a Rádio Globo gera expectativa de poder movimentar o cenário de audiência em mercados importantes do país. 

São vários pontos a favor da Rádio Globo nesta nova fase. Controlada pelo Sistema Globo de Rádio, a emissora tem uma capacidade de investimento de mídia e marca muito forte, que podem ajudar a impulsionar seu projeto. O alinhamento com uma linha popular também aproxima do "DNA" da marca, apesar dessa nova fase ser diferente daquela executada até 2017.

Também do Sistema Globo de Rádio, a BH FM é atualmente um dos projetos mais bem sucedidos no mercado de rádio popular no país, FM que não é apenas líder geral de audiência em uma praça com grande competição (Belo Horizonte), mas também coleciona números expressivos na comparação com projetos executados em outras cidades. O "exemplo BH FM" para a Rádio Globo é um ponto importante que gera expectativa no meio.

No Rio de Janeiro, a Rádio Globo FM 98.1 será uma variação nova no formato popular, linha que atualmente está toda concentrada na FM O Dia FM 100.5 e também terá como concorrente a Rádio Mania FM 91.1. A marca famosa Rádio Globo e o poderio técnico da 98.1 FM serão facilitadores para o novo projeto na capital fluminense, apesar da forte concorrência. 

Já em São Paulo, onde a marca conta com a Rádio Globo FM 94.1 (e também está em 1100 AM), o cenário é aparentemente mais complexo. Além da hegemonia da Band FM 96.1 na corrida pela audiência (mais de 4 anos neste posto), há uma maior fragmentação do formato popular e também do jovem. Na linha artística, a Rádio Globo também deverá ter algum confronto com rádios como Metropolitana FM 98.5, Rádio Mix FM 106.3 e Rádio Disney FM 91.3 (as três hoje com playlists mais ecléticos, dentro do formato jovem). 

São Paulo também tem competidores populares como a Transcontinental FM 104.7, Nativa FM 95.3, Gazeta FM 88,1, 105 FM 105.1, Tropical FM 107.9, além da futura Massa FM 92.9 (prevista pra setembro).

Importante lembrar que a Rádio Globo, diferente da BH FM e também de outros projetos populares, contará com a cobertura esportiva (foco no futebol) em seu projeto, mantendo o Futebol Globo no Rádio (que conta com as jornadas esportivas, algo que está no DNA da emissora em todas as suas fases).

A nova fase da Rádio Globo é mais um importante capítulo em um mercado de rádio que está aquecido, seja pelas novidades já confirmadas em várias praças, como também nos mais recentes resultados de audiência, que mostram como o veículo está colecionando índices elevados, dentro de cenários competitivos em diferentes frentes.

Veja também:
> Rádio Globo divulga detalhes de sua nova equipe e programação que estreiam na segunda-feira (15) 
> Exclusivo: Em evento para afiliados, Rádio Globo divulga grade e detalhes de seu novo projeto 

Não é só no eixo…

Outros importantes mercados, de influencias nacionais, também passam a contar com a expectativa gerada pela mudança na Rádio Globo. No Recife, o mercado pernambucano conta com a Rádio Globo FM 97.1, praça que conta com uma intensa disputa entre Clube FM 99.1 e Recife FM 97.5. Vale lembrar que, a partir de agosto, a Ynterativa FM 102.1 será mais um competidor popular.

Já em Salvador, além da mudança de formato, a Rádio Globo FM 104.3 conta com a ampliação de sua cobertura pela capital baiana (com a mudança de outra FM que operava em 104.3 FM, a atual Andaiá FM 97.1, e chegava a interferir no sinal da Rádio Globo em vários pontos da Grande Salvador).

Regiões importantes, como Campo Grande (MS), Joinville (SC), São José do Rio Preto (SP), entre outras, também acompanham essa nova fase da Rádio Globo.


Uma das artes utilizadas pela Rádio Globo nesta nova fase em seus canais sociais / Reprodução: Facebook


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Globo, programação, grade, novo projeto, apresentação, popular, BH FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.