Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 31 de Julho de 2019 @ 17:09

Ação na Justiça contra rádio comunitária que veiculava propagandas é vencida pela Acaert

Florianópolis - Rádio do oeste catarinense teria agido em desacordo com a legislação, ao distorcer o conceito de apoio cultural

Publicidade

A Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) entrou na Justiça contra uma rádio comunitária de Videira, no oeste do Estado catarinense. A alegação foi de concorrência desleal pelo fato de a emissora ter agido em desacordo com a legislação, ao distorcer o conceito de apoio cultural. Também, segundo a associação, a ré extrapolou o limite de abrangência, prejudicando as rádios comerciais regulares.

De acordo com a legislação, rádios comunitárias não podem veicular propaganda comercial e captar apoio cultural fora de seu raio de abrangência, estipulado em 1 km, no máximo. A 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina reafirmou esse entendimento, já pacificado em um ação que envolveu a Acaert e uma emissora comunitária de Videira. 

Os argumentos da entidade foram acolhidos pela juíza de 1º grau e a emissora foi proibida de veicular propaganda de natureza comercial. Também determinou que o sinal não ultrapasse o raio de 1 km em relação à antena e vedou a captação de apoios situados fora desse rádio de cobertura. A pena para o descumprimento de cada uma dessas três determinações é de R$ 500 por dia.

Saiba mais:
> Dois homens que mantinham emissora clandestina são condenados pela Justiça Federal de São Paulo.

A defesa da rádio comunitária recorreu. Alegou ser inconstitucional a lei que traz a definição de apoio cultural e disse que os elementos constantes nos autos eram inidôneos. "A rádio opera dentro da legalidade, inclusive no que diz respeito ao raio de sua abrangência, uma vez que o limite não se refere à cobertura da rádio, mas é o limite estipulado para impedir que outras emissoras instalem-se dentro daquele raio. Seria impossível pelas leis da física bloquear o alcance das ondas de rádio no limite informado", concluiu.

A desembargadora Denise Volpato, relatora da apelação, com base na Lei 9.612/98, explicou o que são as rádios comunitárias e como elas devem funcionar. Lembrou que o artigo 18 da referida lei admite patrocínio, sob a forma de apoio cultural, desde que restrito aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida.

Neste apoio, esclareceu Volpato, não podem ser propagados produtos, bens, preços, condições de pagamento, ofertas, vantagens e serviços que, por si sós, promovam a pessoa jurídica patrocinadora. É permitida, apenas, a veiculação do nome e do slogan dos apoiadores. Para a relatora, ficou plenamente comprovado que a rádio de Videira veiculou propaganda comercial.

A desembargadora também rebateu o argumento de que não há tecnologia capaz de detectar ou limitar o alcance do sinal. "Diante da imposição de limitação do raio de transmissão das rádios comunitárias pelo Poder Executivo, é de se presumir que o dimensionamento da área de propagação das ondas é viável, mediante correta regulação da localização e potência dos equipamentos de transmissão".  

Com isso, por unanimidade, a 6ª Câmara de Direito Civil manteve quase integralmente a decisão de 1º grau, mas fez uma mudança: concedeu o benefício da justiça gratuita à apelante. Além da relatora, participaram do julgamento os desembargadores Stanley Braga e André Luiz Dacol.

Com informações da Acaert

Tags: Rádio, Acaert, Florianópolis, rádio comunitária, propaganda

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.