Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 01 de Agosto de 2019 @ 07:34

O Rádio hoje | Rádio e Podcasts são fontes de música para consumidores no Canadá, diz Nielsen

São Paulo - Estudo aponta que o rádio segue como importante forma de se ouvir música no Canadá, onde 58% dos consumidores usam o veículo para essa finalidade

Publicidade

É fato que o número de plataformas para se consumir música é crescente. Também é conhecido que há uma audiência em trânsito de mão dupla entre o rádio FM e as plataformas digitais para audição de música. E mais um estudo da Nielsen colabora com esse quadro: no Canadá, por exemplo, o rádio segue como uma das formas mais populares de abrangentes de ouvir música. Os podcasts também são uma audiência (e consumo) crescente, segundo relatório Canada Music 360, realizado pela Nielsen.

O instituto define que "o rádio é tudo menos um 'médium' agonizante", rechaçando qualquer perda de relevância do veiculo para a finalidade de se consumir música. Por exemplo, no Canadá, 58% dos consumidores sintonizam o rádio para acompanhar suas músicas preferidas. 

O estudo no Canadá colabora com outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, que aponta o rádio como uma fonte de novas músicas para os consumidores. Esse valor chega a 65% da população canadense em geral. 

No detalhe por gerações etárias, o estudo da Nielsen afirma que "apesar de ter uma vida útil de mais de cem anos, o rádio evoluiu com o tempo, pois a rádio online é agora o formato de escuta entre adolescentes e jovens adultos, pois 67% dos adolescentes e 73% dos Millennials ouvem música online em um semana típica, em comparação com 50% da população geral do Canadá", destaca o levantamento.

Outro ponto é que a transmissão online desempenha um grande papel na descoberta musical entre os jovens ouvintes, já que 58% dos adolescentes e 68% dos Millennials descobrem novas músicas por meio de streaming on-line de rádio, bem acima dos 45% da população geral. Já no geral conforme relatado acima, 65% da população geral é exposta a novas músicas via rádio tradicional.

Recomendamos:
> Análise: Estudo da Strategy Analytics aponta como que o rádio pode manter a sua relevância em automóveis conectados 
> Panorama: Receptor FM/AM segue como principal fonte de conteúdo de áudio nos Estados Unidos. Streaming avança 
> Nielsen aponta que o rádio segue na liderança de alcance entre todas as plataformas nos Estados Unidos 
> Pesquisa Ipsos reafirma força do rádio, crescimento do áudio e a convivência do meio com os podcasts 


Podcast avançam

A Nielsen aponta que, enquanto o rádio (tradicional, streaming e satélite) segue forte para a audição de música em todo o Canadá, também "não há como negar o crescimento da audição de podcasts", destaca o instituto. Em toda a população canadense em geral, 33% dos consumidores dizem ouvir mais conteúdo de podcast do que há um ano. Entre os Millennials, o crescimento é notavelmente maior: 47%.

Veja também:
> Congresso Paranaense de Radiodifusão terá painel dedicado a debate sobre podcast 
> Nielsen aponta que "midia tradicional" serve de referência para consumo de conteúdo on-line 

A migração para o podcast vem de outras formas de mídia, impactando inclusive no consumo de música. A Nielsen aponta que a visualização de TV é um hábito que está recuando no Canadá, isso entre a população adolescente e jovens adultos. "39% dos adolescentes dizem que gastam menos tempo ouvindo música devido ao consumo de podcast, e os Millennials gastam 16% menos tempo com amigos por causa do consumo de podcast", aponta o estudo.


Percentual de respostas por gerações para o questionamento "Estou ouvindo mais conteúdo de podcast do que há um ano" / Nielsen

Com informações do estudo Canada Music Report 2019 da Nielsen

Tags: Nielsen, Canadá, audiência, comportamento, consumo, audiência, formatos, públicos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.