Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quinta-Feira, 01 de Agosto de 2019 @ 07:34

O Rádio hoje | Rádio e Podcasts são fontes de música para consumidores no Canadá, diz Nielsen

São Paulo - Estudo aponta que o rádio segue como importante forma de se ouvir música no Canadá, onde 58% dos consumidores usam o veículo para essa finalidade

Publicidade

É fato que o número de plataformas para se consumir música é crescente. Também é conhecido que há uma audiência em trânsito de mão dupla entre o rádio FM e as plataformas digitais para audição de música. E mais um estudo da Nielsen colabora com esse quadro: no Canadá, por exemplo, o rádio segue como uma das formas mais populares de abrangentes de ouvir música. Os podcasts também são uma audiência (e consumo) crescente, segundo relatório Canada Music 360, realizado pela Nielsen.

O instituto define que "o rádio é tudo menos um 'médium' agonizante", rechaçando qualquer perda de relevância do veiculo para a finalidade de se consumir música. Por exemplo, no Canadá, 58% dos consumidores sintonizam o rádio para acompanhar suas músicas preferidas. 

O estudo no Canadá colabora com outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, que aponta o rádio como uma fonte de novas músicas para os consumidores. Esse valor chega a 65% da população canadense em geral. 

No detalhe por gerações etárias, o estudo da Nielsen afirma que "apesar de ter uma vida útil de mais de cem anos, o rádio evoluiu com o tempo, pois a rádio online é agora o formato de escuta entre adolescentes e jovens adultos, pois 67% dos adolescentes e 73% dos Millennials ouvem música online em um semana típica, em comparação com 50% da população geral do Canadá", destaca o levantamento.

Outro ponto é que a transmissão online desempenha um grande papel na descoberta musical entre os jovens ouvintes, já que 58% dos adolescentes e 68% dos Millennials descobrem novas músicas por meio de streaming on-line de rádio, bem acima dos 45% da população geral. Já no geral conforme relatado acima, 65% da população geral é exposta a novas músicas via rádio tradicional.

Recomendamos:
> Análise: Estudo da Strategy Analytics aponta como que o rádio pode manter a sua relevância em automóveis conectados 
> Panorama: Receptor FM/AM segue como principal fonte de conteúdo de áudio nos Estados Unidos. Streaming avança 
> Nielsen aponta que o rádio segue na liderança de alcance entre todas as plataformas nos Estados Unidos 
> Pesquisa Ipsos reafirma força do rádio, crescimento do áudio e a convivência do meio com os podcasts 


Podcast avançam

A Nielsen aponta que, enquanto o rádio (tradicional, streaming e satélite) segue forte para a audição de música em todo o Canadá, também "não há como negar o crescimento da audição de podcasts", destaca o instituto. Em toda a população canadense em geral, 33% dos consumidores dizem ouvir mais conteúdo de podcast do que há um ano. Entre os Millennials, o crescimento é notavelmente maior: 47%.

Veja também:
> Congresso Paranaense de Radiodifusão terá painel dedicado a debate sobre podcast 
> Nielsen aponta que "midia tradicional" serve de referência para consumo de conteúdo on-line 

A migração para o podcast vem de outras formas de mídia, impactando inclusive no consumo de música. A Nielsen aponta que a visualização de TV é um hábito que está recuando no Canadá, isso entre a população adolescente e jovens adultos. "39% dos adolescentes dizem que gastam menos tempo ouvindo música devido ao consumo de podcast, e os Millennials gastam 16% menos tempo com amigos por causa do consumo de podcast", aponta o estudo.


Percentual de respostas por gerações para o questionamento "Estou ouvindo mais conteúdo de podcast do que há um ano" / Nielsen

Com informações do estudo Canada Music Report 2019 da Nielsen

Tags: Nielsen, Canadá, audiência, comportamento, consumo, audiência, formatos, públicos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.