Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 08 de Agosto de 2019 @ 07:31

Panorama: Com mercado em alta, Alpha FM dispara em São Paulo. Band FM segue líder geral

São Paulo - 89 FM A Rádio Rock, Nativa FM e Antena 1 também avançam. Jovem Pan FM cresce no "comercial"

Publicidade

Ontem (7) o mercado de rádio de São Paulo acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, este que é pesquisado e medido pelo Kantar Ibope Media. Segundo o cruzamento de dados, foi possível determinar que o universo de ouvintes no rádio paulistano cresceu pelo terceiro trimestre consecutivo. E o mercado continua bem dinâmico, com muita concorrência entre rádios de diferentes formatos em períodos gerais de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2019):

Mais isoladas

A movimentação atual isolou um pouco mais as rádios donas dos dois maiores volumes de audiência em períodos gerais. A Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) apresentou uma variação considerável em seus números, ampliando assim a sua média de audiência. Vale lembrar que a Alpha FM já havia variado de forma positiva na medição anterior e está isolada na vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Em primeiro geral, a Band FM 96.1 (popular/hits) continua isolada nessa condição nos principais períodos da pesquisa. Já são quatro anos e seis meses de liderança consecutiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais.

Disputas e variações no top 3 e top 5

Várias concorrentes de diferentes formatos continuam muito próximas no ranking geral, o que causa mudanças nas colocações nos principais filtros da medição. A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) continua em alta na Grande São Paulo e elevou os seus índices de audiência. A FM está na terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo) mantém a quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e a terceira em períodos comerciais como o 07-19h e 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), seguida pela Nativa FM 95.3 (popular), que já estava em alta na medição anterior. 

As rádios Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) não estão distante desse "bolo" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos importantes. 

Destaque para a Antena 1, que cravou a sua maior marca recente de audiência na Grande São Paulo, se aproximando cada vez mais do top 5.

Sequência também com variações entre filtros

A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) aparece sozinha na oitava colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e dona de um elevado volume de audiência, estando mais próxima da disputa com o top 5 do que das demais FMs na sequência da medição.

A 105 FM 105.1 (popular/esportes) foi um dos destaques da atual medição ao variar novamente de forma positiva em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), variação esta que ainda foi mais significativa no período comercial (de segunda à sexta-feira).

E a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), que fecha o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em períodos comerciais, também variou de forma positiva no ranking FM.

No filtro de segunda à sexta-feira, há uma maior aproximação entre as concorrentes no ranking, com a NovaBrasil FM 89.7 em nono geral (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira). A emissora apresentou uma variação consistente nos principais períodos da pesquisa em relação à pesquisa anterior. 

Mais destaques

A variação atual do meio FM fez com que as rádios BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/hits) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) avançassem no ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), aparecendo na sequência da NovaBrasil FM (que é a rádio mais próxima do top 10 nesse período).

A Rádio Disney foi uma das emissoras que apresentaram uma variação positiva consistente na medição atual, estação que é seguida pelas rádios CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes), Kiss FM 92.5 (rock) e Energia 97.7 (jovem/pop-esportes) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

O mercado também notou variações positivas nos índices de rádios como Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), Top FM 104.1 (popular/sertanejo) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo-esportes) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Nessa sequência, descrita acima, também tem mudanças de posições conforme o filtro analisado. 

Veja também:
> Panorama: 89 FM A Rádio Rock e Jovem Pan FM avançam de novo em São Paulo. Band FM segue líder isolada de audiência
> Panorama: São Paulo volta a registrar oito FMs acima dos 100 mil ouvintes por minuto em períodos comerciais

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.