Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2019 @ 07:32
São Paulo - Jornalismo vem em segundo na preferência dos participantes, com 20% dos votos. No total, conteúdo "falado" conta com 32% da preferência
Na reta final deste semestre, o tudoradio.com realizou uma enquete para medir a percepção dos visitantes do portal quanto ao conteúdo de rádio preferido por parte da audiência de rádio. E, pelo menos para os mais de 500 votos de participação na enquete, a música continua reinando na preferência dos ouvintes, seguido pelo jornalismo no rádio. Acompanhe os detalhes:
A equipe do portal perguntou: "Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?" E 367 participações (68% do total) indiciou que a música é o seu conteúdo preferido para ouvir no rádio. Na sequência, o jornalismo ficou com 20%, sendo 10% para o conteúdo jornalístico local e 10% (apenas dois votos a menos) para o jornalismo nacional / internacional.
Se considerarmos todo o conteúdo falado em rádio, como jornalismo, notícias de trânsito, entrevistas / programas falados - talk-shows, esportes (programas esportivos - mesa redonda ou transmissões ao vivo), esse formato de programação fica com 32% da preferência entre os votantes na enquete do tudoradio.com.
O resultado relacionado à música como conteúdo preferência reforça a importância dessas produções para o desempenho do rádio. E isso bate com o levantamento Inside Radio do Kantar Ibope Media, divulgado em setembro passado. Nele, 93% dos ouvintes (nos últimos 30 dias - abril a junho/2019 - 13 praças) ouviram música no rádio, sendo que 62% deles dizem acreditar que a música constitui parte importante em suas vidas.
Em época de possível concorrência com plataformas digitais para o consumo de músicas, outro levantamento mostra a relevância do rádio para a execução: segundo a Nielsen, um veículo como o rádio serve de referência para o consumo de áudio no digital.
O resultado da enquete não resulta necessariamente de forma negativa ao conteúdo falado, considerando que o formato de jornalismo e alguns programas de talk-show também estão em alta na audiência radiofônica.
Acompanhe o resultado completo da enquete, esta que contou com 541 participações entre os meses de setembro e dezembro deste ano.
Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto.
A próxima enquete
E o tudoradio.com já lançou uma nova enquete, na tentativa de prever qual formato de rádio poderá passar por uma maior expansão no próximo ano. Perguntamos: "Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?". Você pode participar aqui: https://tudoradio.com/enquetes.
Recomendamos:
> Estudo feito nos Estados Unidos aponta que é o rádio que gera resultados digitais e ajuda na busca de novos clientes
> Relatório de uso livre para a defesa do rádio é disponibilizado pela ABERT
> O Rádio em números: Como vai o consumo de rádio em todo o planeta? Confira aqui!
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.