Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019 @ 07:32

Curiosidade: CBN investe em nova estrutura de transmissão para sua FM em São Paulo

São Paulo - Sistema irradiante passa a operar a partir da torre digital da TV Globo, localizada na Alameda Santos. Outras FMs jornalísticas também apresentaram mudanças em 2019

Publicidade

A CBN FM 90.5 de São Paulo está investindo em um novo sistema de transmissão. Tradicionalmente localizada na Torre da Gazeta (número 900 da Avenida Paulista), a 90.5 FM deixou o local e passou a contar com uma estrutura totalmente nova, esta que está localizada na Torre de TV digital da TV Globo, no prédio do IPL. A mudança encerra a presença de canais ligados à Globo na sede da TV Gazeta, parceria que persistiu nas últimas décadas. Com isso, a CBN volta a compartilhar sua infraestrutura de transmissão com a TV Globo em São Paulo.

Em relação ao ponto de transmissão da CBN, a mudança não é drástica. A torre de TV digital da TV Globo está localizada cerca de 315 metros da estrutura da TV Gazeta. E para a nova estrutura foram instalados equipamentos como um transmissor da marca Gates Air Inc, segundo documentos da Anatel. Já a antena conta com 6 elementos novos de polarização circular, fabricados pela ERI - Electronics Research Inc.

A estrutura, que está localizada na Alameda Santos (número 700), também conta com uma antena reserva, localizada logo abaixo da titular, com 3 elementos de polarização vertical.


Torre de TV digital da TV Globo / no topo a transmissão da TV, seguida pela CBN à direita. Por fim, a antena reserva da 90.5 FM / Crédito: Maurício Viel

Vale lembrar que a CBN também passou por mudanças recentes de sede, saindo da região central de São Paulo para operar a partir da Zona Sul. O novo endereço foi inaugurado oficialmente em março do ano passado.

Saída da Gazeta

A 90.5 FM, antiga Rádio Excelsior de São Paulo (CBN a partir de 1991), transmitia a partir da estrutura da TV Gazeta desde a primeira metade dos anos 1980. O Grupo Globo mantinha uma parceria com a Gazeta para a operação da TV Globo analógica, assim como a locação de algumas salas (onde também estava o switcher da TV na capital paulista).

Com a construção de uma nova torre para acomodar a estrutura de transmissão digital da TV Globo em São Paulo e, posteriormente, o desligamento do sinal analógico, o Grupo Globo já não contava com uma estrutura instalada na TV Gazeta, sendo a CBN a única transmissão restante do grupo no número 900 da Avenida Paulista.

A partir deste mês de dezembro a 90.5 FM finalmente teve sua transmissão migrada para junto da estrutura digital da TV Globo. E, segundo relatos de colaboradores do tudoradio.com, já é perceptível uma melhora significativa na sintonia da CBN na capital paulista.

A CBN, assim como o Sistema Globo de Rádio, não chegou a noticiar oficialmente a mudança para o mercado.

Recomendamos:
> Rede CBN estreia afiliada em São Carlos e aumenta sua abrangência no interior paulista

Mais mudanças em São Paulo

Outras duas emissoras de formato jornalístico também apresentaram novidades nesta área de transmissão em São Paulo neste ano de 2019. A BandNews FM 96.9 saiu da região da Avenida Paulista e passou a contar com uma nova estrutura , esta que está localizada no alto da Torre da Bandeirantes, na região da Consolação. A 96.9 FM também ampliou sua capacidade de cobertura em São Paulo e passou a contar com equipamentos novos.

Neste segundo semestre a Rádio Bandeirantes FM 90.9 também instalou um novo sistema de transmissão, este que está localizado nas margens da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo. Após ter sua estrutura danificada em 2018 devido a fortes temporais, a 90.9 FM passou a contar com uma nova torre, esta que também ampliou sua capacidade de cobertura em relação à estrutura original.

Clique aqui para ver e ouvir todos os sinais de FM captados em São Paulo e região metropolitana

Com a colaboração de Maurício Viel


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, CBN, transmissão, torre, São Paulo, programação

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.