Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020 @ 17:08

Sindicato dos Radialistas do Paraná questiona MP do contrato de trabalho Verde e Amarelo

Curitiba – Medida Provisória prevê, entre outros itens, acaba com a exigência de registro profissional para algumas áreas, entre elas, a de radialista

Publicidade

O Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná (SindiRádio-TV) impetrou um Mandado de Segurança contra a Medida Provisória nº 905/2019, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. A medida altera diversas regras trabalhistas, entre elas, exclui vários artigos da Lei do Radialista, acabando com a exigência do registro profissional para diversas categorias. Uma das profissões atingidas é a de radialista.

O documento ressalta que "a frágil justificativa de que a mudança na lei pode promover maior geração de empregos vale-se da mesma narrativa da chamada Reforma Trabalhista de 2017, que, após 2 (dois) anos de vigência, não foi resolutiva ao desemprego no Brasil". O Mandado de Segurança ainda expõe outras situações que o SindiRádio-TV conclui que serão maléficas para a categoria.

Com isso, o SindiRádio-TV afirma que entendeu que deveria proteger os trabalhadores da categoria, requerendo ao Supremo Tribunal Federal (STF) a manutenção de todos os artigos da Lei 6.615/78, que abrange os radialistas. "A medida do Governo Federal representa uma ameaça e violação a direitos líquidos e certos dos trabalhadores representados pelo sindicato", ressalta Lucas Bauermann, presidente da entidade.

Além do SindiRádio-TV, outras entidades também buscaram o STF para questionar a MP. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) questionou a constitucionalidade da MP. 

Segundo a entidade, foram apresentadas 1.930 emendas ao texto da MP, o que demonstra o "completo descompasso" entre o texto normativo do Poder Executivo e o entendimento do Poder Legislativo sobre a matéria. Para a CNTI, também não foram cumpridos os requisitos da urgência e da relevância para a edição de MP nem apresentado estudo específico sobre o impacto orçamentário e financeiro da medida.

Tags: Rádio, SindiRádio-TV, STF, Curitiba, CLT, MP

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.