Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Sábado, 01 de Fevereiro de 2020 @ 10:20

Rádio USP estreia programa "Especiais Rádio Batuta" em São Paulo

São Paulo - Novo programa da Rádio USP, que vai ao ar aos domingos, valoriza a memória musical do país

Publicidade

A Rádio USP FM 93.7 de São Paulo vai ter novidade em sua grade de final de semana. A emissora passará a ter em sua programação o programa Especiais Rádio Batuta, que vai o acervo musical do Instituto Moreira Salles (IMS) – uma das mais valiosas coleções do Brasil na área da música popular brasileira.

O novo programa estreia neste domingo (2), às 16 horas e terá uma hora de duração. O programa de estreia, neste domingo, dia 2, dará início a uma série com quatro episódios intitulada Vibrações – O Som de Jacob do Bandolim, sobre a vida e a obra do compositor carioca. 

No primeiro episódio, o programa vai destacar a infância de Jacob do Bandolim (1918-1969), filho de um farmacêutico capixaba com uma polonesa que dirigia um centro de prostituição no bairro carioca da Lapa. Jacob estreou no rádio aos 15 anos, quando já dominava o instrumento que o tornou famoso. 

"Essa parceria entre a Rádio Batuta e a Rádio USP é muito importante para ampliar a divulgação do acervo do Instituto Moreira Salles", afirma o jornalista Flávio Pinheiro, superintendente executivo do IMS, que tratou do acordo entre as emissoras com o superintendente de Comunicação Social da USP, o também jornalista Luiz Roberto Serrano. 

Pinheiro reconhece o "alcance restrito" de uma rádio de internet como a Rádio Batuta e acredita que, com o espaço obtido na grade de programação da Rádio USP, um público muito maior terá acesso a programas de qualidade sobre a música popular brasileira. Para Serrano, a parceria com o IMS enriquece a proposta da Rádio USP, que é expressar a riqueza e a variedade da música e da cultura brasileiras. 

Flávio Pinheiro ressalta que o acervo musical do IMS possui mais de 50 mil discos em 78 rotações – substituídos definitivamente pelos discos de vinil no início da década de 60 -, que registram o que de mais importante foi produzido na música popular brasileira na primeira metade do século 20. 

"São programas de excelência produzidos pela Rádio Batuta, que têm uma preocupação com a pesquisa e a preservação da memória", justifica o jornalista Gustavo Xavier, um dos responsáveis pela programação musical da Rádio USP. 

Ele ressalta que o programa fortalece as relações entre a rádio e o Instituto Moreira Salles, que tiveram início em março de 2017, quando foi ao ar pela primeira vez o programa Playlist do Zuza, apresentado pelo radialista e crítico musical Zuza Homem de Mello. Realizado graças a uma parceria entre a emissora e o instituto, o programa é transmitido sempre às sextas-feiras, às 18h05, com reapresentação aos sábados, às 10 horas, pela Rádio USP. 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, USP, Rádio Batuta, documentário, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.