Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2020 @ 15:07

Panorama: Educadora FM amplia a liderança geral de audiência em Campinas

Campinas - Band FM segue isolada na vice-liderança geral. Rádio Laser volta a fazer frente pelo top 3 em períodos gerais

Publicidade

O mercado de Campinas também acompanhou mais uma atualização dos dados relacionados à audiência de rádio local, praça esta que está entre as regulares do Kantar Ibope Media (ou seja, conta com atualizações todos os meses). O resultado do trimestre mais recente mostra uma variação negativa no universo de ouvintes no meio campineiro, isso na comparação com o anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2019 a janeiro de 2020):

Ampliou a vantagem

O mercado recuou, mas a líder geral Educadora FM 91.7 (jovem/pop) não acompanhou essa tendência. A emissora ampliou novamente a sua média nos principais períodos da medição e ficou ainda mais isolada na primeira colocação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Educadora FM tem sustentado a liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) desde a atualização de julho do ano passado (trimestre abril a junho de 2019) e hoje mantém um volume de audiência superior ao valor registrado pela 91.7 FM quando retornou a essa condição de destaque.

Também segue favorável a situação da Band FM 106.7 (popular/hits), estação que continua sozinha na segunda colocação geral e também na liderança entre as FMs de formatos populares em Campinas.

Sequência de concorrência

A Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) segue evoluindo em Campinas e ganhou posições em relação às pesquisas anteriores. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a FM ignorou a variação negativa do meio e se aproximou da terceira colocada geral (não assinante da pesquisa).

Na sequência, Campinas conta com uma situação mais definida de posições em relação às atualizações dos últimos meses. A Antena 1 FM 107.5 mantém a liderança no formato adulto-contemporâneo, seguida pela concorrente Nova FM 103.7.

CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes), Nativa FM 89.3 (popular) e Cidade FM 92.5 (popular/hits) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No caso da 92.5, a emissora também voltou a variar de forma positiva nos períodos gerais.

Veja também:
> Panorama: Educadora FM segue isolada na liderança geral de audiência. Antena 1 e Rádio Laser avançam em Campinas

Dial FM cheio

Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade. https://tudoradio.com/dials/cidade/4-campinas/localbom

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.